Bode

Adormecido

Aos homens livres e de Bons Costumes

UM MAÇOM E UM VELHO HOMEM ABANDONADO NA RUA.



Andamos todos muito apressados!
Um irmão maçom, embora apressado, preocupado em cumprir seus compromissos, anteriormente agendados, deparou-se com um homem já idoso, desanimado, perdido, tendo ao seu lado inúmeras sacolas, assentado no beiral de uma porta.
Uma cena assim lembrou ao maçom a parábola do bom samaritano que, socorreu o homem abatido à beira do caminho.
Pensou, - preciso fazer alguma coisa!
Não posso deixar alguém assim, tão frágil, tão perdido; simplesmente, passando por aqui, como se não visse o seu sofrimento, como se não pudesse estender a minha mão para de uma ou outra forma socorrê-lo.
Aproximando-se do pobre homem, de modo afável, perguntou-lhe, - posso lhe ajudar meu senhor?
Ouviu como resposta, - nem sei o que lhe dizer, pois vim de longe visitar o filho que a muito tempo não o vejo, porém, não sei se me roubaram ou se perdi a carteira onde continha o endereço dele e agora fiquei nessa situação.
O maçom comovido pensou, - como posso negar uma ajuda a este senhor?
E, a seguir lhe falou, - vamos até à minha casa, o senhor vai tomar um banho, se alimentar, descansar, e depois vamos ver o que fazer para que o senhor encontre seu filho.
O velho homem deu a impressão de que estava com medo, desconfiado de tanta gentileza e amabilidade, mas sem outra opção aceitou o convite.
Depois de um bom banho, alimentado, agora confiante e alegre com a receptividade que teve a conversa entre os dois fluiu bem, então o maçom perguntou-lhe qual a profissão que exercia, quando obteve a resposta, - sempre trabalhei como pedreiro, criei meus filhos com esse trabalho.
Agora me aposentei, mas como trabalhei como autônomo, contribuí com o valor correspondente ao salário mínimo, então, minha aposentadoria rende muito pouco.
O maçom lhe falou, - o senhor não sabia, mas o senhor é um maçom, porque, a palavra maçom significa, - pedreiro!
Minha nossa, espantou-se o velho homem, sempre ouvi dizer que os maçons tem pacto com o diabo, não quero isso pra mim.
Então, ouviu como resposta:
Eu sou maçom!
Todo maçom é um construtor social, é um humanista, é dedicado ao trabalho permanente de colocar seus préstimos, seus serviços para que um dia, - seja possível que, - a humanidade seja igualitária pela ascensão moral, educacional, intelectual, laboral, sem sectarismos e sem discriminações!
O velho homem, perguntou-lhe, então, - deve haver dois tipos de maçonaria? Porque conheci uns que não eram nada disso que o senhor me falou, inclusive, eram muito arrogantes e prepotentes.
- Meu amigo, a sua pergunta é pertinente e relevante, e posso lhe afirmar que a Maçonaria é Universal, não existe dois tipos de maçonaria, o que acontece é que, muitos se dizem maçons sem o ser, apenas para se mostrar, quem sabe, importantes, e, tem também, infelizmente, maçons que ainda não entenderam, não compreenderam os verdadeiros propósitos Maçônicos, quando somente o tempo poderá lhes mostrar com clareza, a inutilidade das vaidades e do orgulho exacerbado que ostentam.
Nós maçons, não temos por costume, nos declarar maçons para quem não o é, mas o nosso encontro, pelo modo que aconteceu, me fez lembrar no momento os deveres que livremente assumi e também porque o senhor me disse que sempre trabalhou como pedreiro, fato, que me identificou com o senhor, porque, também trabalho como pedreiro desbastando a minha pedra bruta para que um dia se encaixe com perfeição, junto com às milhares de pedras polidas dos meus irmãos maçons para que construamos o Templo da Verdadeira Fraternidade.
Vou entrar em contato com meus irmãos, e com certeza encontraremos o endereço do seu filho, e até que isto aconteça, o senhor é meu hospede; logo mais vai conhecer minha esposa e meus dois filhos que ao anoitecer voltarão para casa.

Tal estória, alguém poderá dizer, é utópica, é irreal!
Porém, se ainda possa parecer, - um dia se tornará uma realidade permanente, pois, propugnamos pela Igualdade, não a que nivela os seres humanos pelas misérias humanas do desconhecimento, das idéias radicalizadas pela vontade do ter, sem nada realizar, sem nada fazer, para que o nosso mundo terreno se torne um lugar de Paz, onde a Liberdade do Pensamento seja vivida em plenitude da posse do conhecimento, onde a palavra Fraternidade seja o sentimento presente em todos os corações.

Ir.'. Orlei Figueiredo Caldas M.'. I.'. 33 º



Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário