Bode

Adormecido

Aos homens livres e de Bons Costumes

ARREPENDIDO? QUERIAS TANTO SER MAÇOM!



Meu irmão, não fique assim!
- Estou triste porque não encontrei na Maçonaria aquilo que eu buscava.
- Que desejavas encontrar, meu irmão?
- Eu não sei explicar direito, mas, eu queria encontrar apoio aos meus projetos de crescimento na vida, porque, sempre ouvi dizer que os maçons ajudam-se mutuamente, e que todos são prósperos, bem sucedidos em seus negócios, porém, só ouço essa história de desbaste da pedra bruta; não ouvi até hoje um irmão fazendo uma palestra, dando orientações, de como se tornou rico e poderoso.
- Então, queres desistir, apesar do pouco tempo que fostes iniciado nos Augustos Mistérios, quando ainda te falta um tempo, para que alcances o segundo grau?
- É, quem sabe, tenhas razão, mas, se não sou ajudado agora, preciso esperar até quando?
- Meu irmão, conversastes com o teu padrinho, a respeito de tudo que te faz descontente?
- Ah! Meu padrinho é muito ocupado, quando fui falar com ele, por umas três vezes, ele me mostrou o ritual e repetiu todas as vezes, - tens que estudar o simbolismo maçônico, e tirar daí as tuas próprias conclusões, porque és um livre pensador, não quero e não devo, interferir no teu modo de pensar.
Mas, se eu não sei como pensar, como vou encontrar as respostas que procuro? 
Continuo até agora, com as mesmas dúvidas que me levaram até ele, porque se é pra pensar e agir sozinho, eu nem deveria ter ingressado na Maçonaria.

- Meu irmão, evoco a Maçonaria Universal, através das mentes brilhantes, sábias e altruístas, que a constituíram, juntando, reunindo numa só Obra, conhecimentos preciosos através das tradições, espirituais, culturais e filosóficas, dos povos da antiguidade, e, desta forma, edificando e nos doando as Colunas da Maçonaria que vivemos hoje e assim, comovido,  eu,  procedendo humildemente, respeitosamente, -  peço perdão a ti e aos irmãos do passado que nos legaram esta Obra sem Igual!

Porque, és um irmão maçom, e, como tal, - mereces uma resposta! 
 Certamente, a Loja que frequentas tem seus imprescindíveis momentos ritualísticos e litúrgicos , porém, ainda não compreendestes o porquê de todos estes procedimentos. 
Na realidade, eu vejo a Arte Real estampada na Oficina de Trabalhos, como uma cédula que possui duas faces.
Uma face é a sua ritualística que nos conduz através de palavras, toques e sinais, e a outra é o estudo que se torna preciso para a o aprendizado de tudo que simbolicamente está representado.
O desbaste da pedra bruta, te ensina que precisas te aprimorar, trabalhando tua mente, teu espírito, teu coração, para que sejas rigoroso contigo mesmo e indulgente, com os defeitos que, por ventura, encontres em teus irmãos.
A régua de vinte e quatro polegadas te permitirá medir, avaliar bem, tudo aquilo que pretendas realizar e ainda, dividir teu tempo de uma forma bem equilibrada, sem atropelos, pressa e indecisões.
Os maçons são solidários uns com os outros, porém, não podemos, e, não é o objetivo da Maçonaria, tutelar os irmãos maçons, para que sejam favorecidos em detrimento de outros em situações de competições comerciais ou financeiras, com prejuízos dos não maçons, porque todas as criaturas humanas são iguais, somos todos filhos de um Deus, amantíssimo, benigno, misericordioso e que nos vê e nos conduz com justiça e perfeição.
Na Augusta e Respeitável Loja União Ordem e Progresso, a qual fundei em companhia dos meus irmãos, com muitos sacrifícios pessoais, priorizamos o estudo das Instruções contidas em nossos Rituais, colocando em evidência assuntos que vão sendo a cada nova sessão, melhor compreendidos, entendidos e assimilados.
A Maçonaria Universal é uma Obra Justa e Perfeita, imperfeitos somos nós, os seres humanos que a Constituem.
Desta forma, meu irmão, me sinto honrado pela tua visita!
Porém, jamais vou depreciar ou menoscabar a Loja a que pertences, assim como também, te digo que a Maçonaria é Universal e desta forma, eu estaria perjurando se te dissesse, - sai de lá!
E vem pra cá!
Porque todos os maçons precisam observar o fundamento principal da Maçonaria, que é o de tornar feliz a humanidade!

Na medida do possível, sempre estarei ao teu dispor, com humildade e com boa vontade para te ajudar, no esclarecimento de tuas dúvidas.


Ir.'. Orlei figueiredo Caldas M.'. I.'. 33 º 














Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário