Bode

Adormecido

Aos homens livres e de Bons Costumes

TUDO JUSTO?



Na atual conjuntura política social institucional, vivencial, certamente, que, ouviremos muitas respostas de inconformidade com atual situação em nosso País, e assim, acredito, no mundo todo.
Estamos mergulhados numa onda gigantesca de profunda crise de valores.
É comum que se ouça, -  cada um por si e Deus por todos.
Alguns dias atrás encontrei um amigo, que o conheço desde os anos setenta, ele me cumprimentou e me perguntou, e aí, como vai a tua vida? 
Respondi, - vai bem graças a Deus!
Ele, rindo jocosamente, me disse, - puxa vida, tu ainda acredita em Deus?
E completou, - o meu deus tá aqui, no meu bolso!
Meu deus é o meu dinheiro, o meu patrimônio, com ele eu compro o que eu quero, consulto se for preciso, os melhores médicos especialistas, compro até pessoas se houver necessidade, e rindo completou, compro até o amor da mulherada e me divirto muito em vê-las brigar por minha causa.
E aí, com um olhar depreciativo me disse, cada um vive como quer, e você sempre lidando com a pobreza no tempo da farmácia, ganhou o quê?
Eu escutei o que ele falou, com calma, pois, todos têm o direito da livre expressão, mas, entendo que, também tenho o direito de resposta, pois se ouvisse calado e nada respondesse, eu estaria me humilhando e como entendo que ser humilde não implica em ser subserviente, omisso, iniciei meu contra-ponto com a seguinte pergunta:
Então, certamente tu és maçom?  
Porque dizem que os maçons são ricos e poderosos.
Ele respondeu, agora sério, com um ar de preocupação, - uma vez um amigo me convidou, mas depois, nunca mais me disse nada, isso já faz algum tempo, mas, veja bem, se me convidassem eu aceitaria na hora, nem que tivesse que pagar bem caro, porque junto com os maçons eu teria mais segurança, pois, dizem que eles governam o mundo.
Veja o Temer que é maçom, tava escondidinho, junto com a turma do Lula, só esperando o circo pegar fogo, pra tomar conta do poder.
Eu, ouvi tudo aquilo, e pensei, - e se eu lhe dissesse, - eu sou maçom?
Porém, lembrei, que não valeria a pena, explicar o que é realmente a Maçonaria, para alguém assim, cujos valores não condizem de forma nenhuma, com os princípios e leis maçônicos.
Porém, lhe disse, é, meu amigo, que cada um vive como quer, como tu mesmo dissestes, pois, construístes um grande patrimônio material, eu, trabalhando do meu modo, estou conquistando dia a dia, um patrimônio espiritual, criei meus filhos, todos estão trabalhando honestamente, depois que cursaram o terceiro grau; e, eu tenho lá minhas carência materiais, porém, aquilo que preciso realmente, a cada novo dia, Deus tem me concedido! 
Inclusive, me curei, recentemente, de um câncer no reto, sem fazer quimioterapia, radioterapia e cirurgia, apelei para os meus conhecimentos, pois, hoje, sou terapeuta holístico, e, com amor, esperança, firmeza e fé, e com humildade, supliquei a Deus, a Sua orientação, através dos seus Mensageiros de Luz; daí  usei produtos naturais, homeopatias, florias quânticos, meditação, auto-cura, e desde de setembro até agora, já recuperei oito quilos, estou muito bem, física e mentalmente, estou curado! 
Ele me olhou, meio incrédulo e me disse, - tem louco pra tudo!
Sorri, lhe desejei um bom dia, e deixei aquele homem já envelhecido como eu, certamente, pensativo, sobre o que ouviu de mim.
Eu também, fiquei pensativo.
Fiz uma reflexão, e se eu o tivesse convidado para ser iniciado na Maçonaria?
Certamente, que levaria para o Interior do Templo Consagrado ao Grande Arquiteto do Universo, um ser humano com sérios problemas existências!
E, ele traria outros com ele, parecidos, em pensamentos e atitudes.
Certamente, não tardaria à acontecer fatos lamentáveis, como desavenças entre irmãos, e até mesmo a possibilidade de abalar as Colunas do Templo.
Me convenço que, o conhecimento é muito importante, porém as experiências vividas, são como faróis que iluminam o futuro, nos permitindo evitar erros de avaliação, que cometemos no passado em casos como esse, então, é preciso continuar trabalhando o presente com a visão de um futuro de paz e harmonia entre todos os irmãos que fazem parte de nossa Oficina de Trabalho de desbaste da pedra bruta.
Concluo que, Maçonaria não se faz com criaturas vaidosas, desrespeitosas do outro, dos outros, orgulhosas do poder profano que ostentam lá fora no mundo terreno, porque, não aceitarão a obediência, a disciplina, a hierarquia dos Cargos em Loja, e acima de tudo a igualdade fraterna e amorosa que é preciso existir entre todos os irmãos.
Saliento, para finalizar, que o meu trabalho profissional é fruto de estudos e vivencias, que, em suas particularidades aconteceram e acontecem no mundo terreno em que vivo, porém, a Maçonaria me ensinou e sempre estou disposto à aprender que tudo que eu faça, ou venha a fazer, que seja com boa vontade, com amor ao próximo, com a convicção de que, jamais farei aos outros, aquilo que não quero façam comigo.
Desta forma, quando me perguntarem, tudo justo?
Vou responder sempre, - Tudo Justo e Perfeito!


Ir.'. Orlei Figueiredo Caldas M.'. I.'. 33 º
















Share this:

    Blogger Comment
    Facebook Comment

3 comentários:

  1. Meu Ir.'. na Per.'.T.'. J.'. a Res.'. E out.'.

    ResponderExcluir
  2. Muito edificante seu sábio comentário meu amado irmão...Todos podem lutar por um mundo melhor ... trazendo grande benefício para a saúde e paz da nossa consciência...sendo que... tudo fizemos para sermos justos e perfeitos com nosso próprio EU...Abração fraterno.:

    ResponderExcluir
  3. achei o teu modo de agir sabio e correto , não sou março , mais vivo na filosofia que o que não quero para mim não desejo para o meu próximo , penso que o mundo é como uma grande bacia d'água tudo que fazemos é como uma gota que cai e se refleti por ondas que um dia bate nas bordas e voltam contra nós

    ResponderExcluir