Bode

Adormecido

Aos homens livres e de Bons Costumes

A MAGIA DA LÂMPADA DE ALADIM E A MAÇONARIA.



Os seres humanos têm tantos desejos!
Aladim ao tocar, friccionando sua lâmpada maravilhosa, realizava todos os seus desejos, através do gênio que ali permanecia escondido, sempre pronto ao ser chamado à atender, satisfazendo plenamente ao seu amo.
Mas, afinal, qual a relação entre a lâmpada de Aladim e a Maçonaria?
Respondo que não há ritualisticamente, qualquer relação, ou qualquer fato na história milenar maçônica que faça alguma analogia, que estabeleça alguma comparação com a lenda da lâmpada de Aladim.
Porém, como maçom especulativo, me permito modestamente, estabelecer a presente comparação.
Inclusive, ilustrei e me refiro à lâmpada maravilhosa, no presente texto, para que façamos uma reflexão, quanto ao que realmente podemos, ou, não, satisfazer desejos, quando frequentamos nossa Oficina de Trabalho do desbaste da pedra bruta.
Recordemos que, tem um momento especial!
Quando, nos é feita a pergunta que faz parte de nossa identificação: 
Que desejais?
Temos a opção ritualística para responder de forma correta, justa e perfeita!
Porém, viemos a bem pouco, lá do mundo terreno, profano, onde vivemos a maior parte do nosso tempo, e assim sendo, um turbilhão de pensamentos, preocupações e lembranças, teimam em permanecer em nossa memoria, podendo nos confundir, quanto ao verdadeiro motivo de estarmos ali no Templo que nos convida a permanecer em paz, atentos apenas ao aprendizado e ao convívio fraterno com nossos irmãos.
Pessoalmente, quando vejo estampadas figuras e referências estranhas à simbologia maçônica, porém, com o esquadro e o compasso, inclusive, fica tudo ainda mais estranho, quando inserem a figura de Baphomet.
Porque a Maçonaria faz parte do ocultismo, no sentido de ser secreta, quando somente quem é iniciado ritualisticamente, pode frequentar e participar de todos as atividades que ali são desenvolvidas, no Interior do Templo, porém, não desenvolve experiências místicas como a evocação dos elementos da natureza ou de qualquer tipo de espírito para intercomunicação direta do mundo terreno com o espiritual.
Justifico minha posição, porque, certa vez recebi a visita de um irmão mestre maçom que havia se afastado de sua Loja, e que me solicitou, - meu irmão, tu alcançastes o grau 33, por favor me diga, a gente estuda a ritualística, aprende a valorizar e a tentar viver de forma virtuosa, mas, lá nos altos graus, tem algo diferente, tem alguma ligação com magias que provêm de um ser antagônico às leis de Deus?
Ainda, também, porque, certa vez, durante uma iniciação, o candidato, envolto pela escuridão do ambiente em que estava, sentiu algo estranho contra o seu peito e aí quando lhe foi perguntado, o que sentia, respondeu, rapidamente, não ouvindo bem, a voz de quem lhe acompanhava, e aí, bradou, - sinto que a porta do inferno!
Acredito, sinceramente, que todos nós maçons, somos responsáveis diretos para que valorizemos e divulguemos até onde nos é permitido divulgar a Arte Real, sempre preservando, guardando, os segredos que nos foram confiados, para que não sejamos perjuros; mas, é importante demonstrar os reais propósitos desta Obra Secular, Magnífica, sem igual, chamada Maçonaria.
Inclusive, desde o primeiro grau até o trigésimo terceiro, no Rito Escocês Antigo e Aceito e nos demais Ritos Maçônicos, não existe qualquer referência ritualística, esotérica, simbólica que faça qualquer referência à figura de Baphomet, cuja criação é atribuída a um papa católico que desejava combater e exterminar os Templários. 
Existem outras opiniões sobre a origem da figura de Baphomet, porém, entendo ser irrelevante, pois a nós maçons nada representa simbólica ou ritualisticamente.
Desta forma, não incentivamos a magia do menor esforço, a exemplo da lâmpada de Aladim, pois estamos aprendendo que somente o nosso trabalho, o nosso estudo, o permanente desbaste de nossa própria pedra bruta, aliado à pontual frequência em Loja é que poderemos sim, comemorar grandes feitos, grandes conquistas, grandes vitórias.
E, aí, quando o nosso desejo for concedido! 
Teremos um lugar no Templo dos Augustos Mistérios!
Incentivados, motivados, haveremos de nos preparar cada vez melhor, para os novos desafios que nos exigirão novos conhecimentos, novos aprendizados.
Porque, a Sabedoria que provém do Grande Arquiteto do Universo é Infinita!


Ir.'. Orlei Figueiredo Caldas M.'. I.'. 33 º


Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário