Bode

Adormecido

Aos homens livres e de Bons Costumes

TEM GOTEIRA NA MAÇONARIA?






Toda a edificação está sujeita a intempéries.
Aos ventos fortes e a chuvas inclementes. 
E,  quando isto acontece, por conseguinte acontecem goteiras.
Num Templo Maçônico não é diferente.
Porém, para quem é Maçom, goteira tem um significado diferente.
Goteira é aquele que não é Maçom e faz de tudo para parecer que é.
Lê bastante assuntos Maçônicos, e acredito que, - deseja ser convidado para ingressar na Arte Real.
Então, quando Maçons estão reunidos num ambiente social, numa festa, numa reunião qualquer, nas atividades terrenas, chamadas profanas, quando um Irmão Maçom, o identifica, avisa, - tem goteira aí meus irmãos, para evitar que sejam revelados alguns segredos, simplesmente isso, porque os Maçons não discriminam e não desprezam a companhia de ninguém, pois todos os momentos são úteis para que possam com humildade e discrição, demonstrar seus bons propósitos firmados no aprendizado que a Maçonaria Universal lhes proporciona.
Esclareço sempre que, - profano, - maçonicamente, significa, aquele que está fora do Templo.
Portanto nada pejorativo ou desprezível.
Entretanto, eu considero que existe um outro goteira.
E, este outro goteira é o Maçom que deseja se exibir, se mostrar, e que se for telhado, isto é, posto à prova em seus conhecimentos, não sabe se identificar, porque não estuda, não presta  atenção, - ou não recebe as orientações necessárias para se portar de modo discreto, como todo o maçom deve ser.
Esclareço, dou enfase a este assunto, afirmando que não incluo de modo nenhum, nesta minha critica, o neófito, o Aprendiz Maçom  pois todos que são recém Iniciados na Arte Real  sentem o desejo de mostrar, de dizer que são, - um Irmão Maçom.
É importante salientar isso.
Porque ser Iniciado, passar por todos os desafios, todas as provas, adentrar ao Templo, conhecer os novos Irmãos Maçons é algo inesquecível, marcante, na vida de todos os Maçons.
Seria de minha parte, um ato indigno, perjuro, caso eu fizesse qualquer comentário depreciativo do Irmão Aprendiz Maçom, pois todo o Aprendiz Maçom, é na Oficina de Trabalho e fora dela, merecedor de toda atenção, porque ele quer saber, tem curiosidade, tem  um entusiamo contagiante,  carrega nos olhos um brilho diferente, pois morreu para o mundo profano e renasceu para ser um Novo Homem!
Aprendi e sempre estou aprendendo, não posso e não devo criticar ninguém!
Preciso sim, lapidar a minha pedra bruta com suas arestas imperfeitas.
Desta forma, se comento aqui a questão do maçom goteira, é porque irmãos assim, depreciam e desvirtuam os Fundamentos da Ordem que os acolheu.
Porque se exibem na tentativa de usufruir favores pessoais, comerciais, enfim, buscam tirar proveito de todas as situações que se apresentam, - de irmãos de outras Lojas, de outras Potências Maçônicas, ou ainda, - teimosamente tentam ensinar aos outros Irmãos Maçons, principalmente os neófitos, - aquilo que não sabem, - os Procedimentos Ritualísticos, e aí tentam impor conhecimentos profanos, bem diferentes, disformes, sem nenhuma relação ao Aprendizado Maçônico.
Convivi com situações assim, e certa vez me perguntaram, como é que um Irmão procede desta maneira, tão indigna de um Maçom?
Quem o convidou?
Certa vez, um Irmão Maçom bem experiente, me falou:
Meu Irmão, - você conhece e vive na vida profana perto de alguém, e você admira esta pessoa, por longos anos, pois é cuidadoso com sua família, acredita em Deus, é correto no cumprimento dos seus deveres, - aí, você conclui que é um Homem Livre e de Bons costumes e o convida.
E o profano convidado fica feliz!
Aceita!
Depois de Iniciado em uns seis meses você o conhecerá muito bem!
A Maçonaria revela o verdadeiro caráter de um ser humano.
Porque,  apesar dos cuidados, apesar das observações, - das Sindicâncias, tem comportamentos que se escondem sutilmente, sob uma espécie de cortina que a vida vivida no mundo profano consegue ocultar, por um determina tempo.
Então, acredito que problemas assim, acontecem em todos os lugares, com todas as Lojas e suas Potências.
Entretanto, aqueles Irmãos Maçons que desejam realmente praticar e viver a Maçonaria não podem desanimar!
A Seara é vasta, Grandiosa!
Os Obreiros são poucos. 
- Ainda!
Porque, - muitos são chamados, porém, o Olho que Tudo Vê, o Grande Arquiteto do Universo, faz a escolha, e sempre capacita os Escolhidos!
Que Assim Seja!

Ir.'. Orlei Figueiredo Caldas  M.'. I.'.  33 º



















Share this:

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários: