Bode

Adormecido

Aos homens livres e de Bons Costumes

FOFOCA, A CONVERSA INDESEJADA NOS CORREDORES


Uma atitude das mais condenáveis para um maçom é a fofoca, - a conversa escondida nos corredores, sussurrada, quando um irmão ausente no local, é criticado, sem oportunidade de defender-se das acusações maldosas e tantas vezes, caluniosas, - feitas.
Tais fatos são muito graves!
Um irmão maçom denegrindo a imagem, a reputação, de outro irmão maçom?
É de fato lamentável!
Porque conversas assim, provocam motins, sedições, rebeliões.
Mas, tem algo ainda pior!
Quando no Templo preparado, incensado, dedicado ao Grande Arquiteto do Universo, um irmão maçom no momento em que lhe é concedida a palavra, ou até mesmo quando é o comandante maior, que, - acusa, difama, um irmão ausente, sem conceder-lhe o direito de defesa. 
Quem assim procede, comete um Ato Grave de Perjúrio!
Sempre que acontece a iniciação de um novo irmão maçom, todos juram fidelidade a ele, e ele jura também ser fiel a todos eles.
Quem procede maldosamente, - geralmente, deseja se omitir das culpas que, - muitas vezes abatem as Colunas de uma Loja Maçônica.
A Maçonaria Universal é uma Entidade que prima essencialmente pela busca da verdade.
A verdade que exprime sempre a justiça e a perfeição.
Desta forma, em casos de acusações, desentendimentos, desarmonia, entre irmãos, o Venerável Mestre deve convocar um Conselho de Família, ou, formar uma reunião apenas com os mestres, C.'.M.'., quando, se for preciso, - convocar o Tribunal Maçônico da Loja, para julgar, absolver ou condenar aquele que foi acusado.
Fora de procedimentos assim, deixa-se de fazer e praticar Maçonaria.
Ninguém tem o poder de julgar um irmão maçom, fora dos trâmites citados.
Infelizmente, a imperfeição humana, a própria pedra bruta, - deixa de ser lapidada por quem acusa, preferindo acusar e julgar a quem no momento considera ser seu adversário na luta pelo poder profano de dominação, quando acha normal manchar impunemente a reputação e a honra de um irmão.
Albert Pike um notável escritor maçônico do passado afirmou:
A maçonaria seria uma forma perfeita de viver para todos os seres humanos, - não fosse a imperfeição dos homens que a constituem.
Então, afirmo, com humildade, - palavras elegantes, eivadas, ornamentadas por citações belíssimas, firmadas em princípios sublimes da Arte Real, empolgam sempre, quem as ouvem!
O exemplo, a correta atitude, o respeito e o acatamento sincero às Leis que regem a Maçonaria Universal, nem sempre conseguem arrastar aos maçons especulativos, - na busca pela verdade.
Destruir é sempre bem mais fácil que construir!
Abusar do poder para alguns são apenas distorções, que praticam visando corrigir de modo profano, aquilo que julgam ser errado, - quando na verdade estão cometendo crimes maçônicos, e deixando de cumprir o juramento feito de amar e proteger todos os seus irmãos maçons!
Porque amar e proteger todos os irmãos, significa manter vivos os Ideais Sagrados da Maçonaria Universal!
Para a Glória do Grande Arquiteto do Universo!


Ir.'.  Orlei Figueiredo Caldas  M.'. I.'. 33 º

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário