Bode

Adormecido

Aos homens livres e de Bons Costumes

ORDEM DISCIPLINA E OBEDIÊNCIA NA MAÇONARIA.


Resultado de imagem para imagens dos cavaleiros templários

Num sentido mais amplo da palavra, Ordem, considerando a linguagem maçônica, podemos dizer que tanto na Maçonaria atualmente praticada em nosso País, como no mundo todo, existem muitas Ordens Maçônicas, que são também nominadas como Potências e que agregam Lojas, assim denominadas, formadoras de grupos de maçons filiados em uma destas Ordens, ou Potencias,
Porém, o meu objetivo aqui é o de ir além das considerações acima.
E me focar no sentido da Ordem que precisa estar presente na vida de todo o maçom.
Porque maçonicamente, a palavra Ordem se liga à Disciplina e a Disciplina exige Obediência.
Entretanto, todo o maçom é livre, para aceitar, acatar e cumprir ordens superiores!
Assim sendo, todo o maçom é livre para permanecer na Potência que o acolheu, ou dela se retirar.
Porém, enquanto permanecer na Loja à qual pertence, precisa sempre se manter disposto para cumprir fielmente todas as ordens superiores, hierárquicas, sendo o Grão Mestre, a autoridade maior.
No último Congresso Maçônico que participei como um dos palestrantes, quando ainda estava filiado a Potência que pertenci, fiz questão de salientar que, como Venerável Mestre, - se errei, nunca errei sozinho, porque, em todas as ocasiões, em todas as situações de dificuldades e dúvidas quanto a melhor solução, de um ou outro problema, sempre recorri à autoridade hierarquicamente superior, no caso o Grão Mestre.
Cito este fato, para dizer que, a Maçonaria é e sempre será Única em sua forma estrutural de Ser, quanto ao que cada maçom precisa aprender, evoluir, progredir e colocando tudo isso, na sua prática diária, em sua vida, - desde a sua Iniciação.
Porque a Maçonaria não considera os postos elevados, poderosos e honoríficos conquistados pelo maçom, no mundo profano, pois ele ingressou desprovido de metais, nem nu, nem vestido, morrendo o homem profano, para renascer!
Um novo homem, mais um maçom, ciente que, - dever ser sempre consciente, - dos seus deveres e obrigações.
Para daí em diante, lapidar a sua Pedra Bruta, desbastando-a com o seu próprio esforço, e assim, retirando de si mesmo, - as feias arestas dos vícios corporais, mentais, comportamentais.
A Maçonaria Operativa desde o ano de 1717,  quando aceitou em seus quatro de obreiros, não apenas os aprendizes da arte dos construtores dos Templos. como o maior de todos, - o Templo do Rei Salomão; mais tarde, as grandes catedrais, os suntuosos palácios e os notáveis edifícios, quando abriu-se, acolhendo homens livres e de bons costumes, de todas as áreas do conhecimento humano.
 Nela ingressaram também, os Templários que estavam dispersos por perseguições e mortes, quase dizimados, pela conspiração de um Cardeal francês e o Papa da Igreja Católica, a qual,os havia criado para defender os cristãos em suas peregrinações e também para transportar valores entre os  países daquela época, e, que mais tarde, temeram que, os Cavalheiros Templários, os tomasse o poder.
Desde então, a Maçonaria se tornou Especulativa, isto é, seus membros buscaram ampliar o conhecimento, filosófico, histórico, religioso e todas as ciências da época.
Os Templários contribuíram de modo muito significativo, com a Nova Ordem, com suas espadas, seus símbolos, e a valoração do respeito disciplinado à ordem hierárquica.
A rígida disciplina e a fiel obediência Templária, foram adaptadas aos antigos costumes e segredos, e criados os Rituais, a Liturgia, os Landmarks, e todos os Procedimentos Maçônicos naquele tempo secular, - com maestria, com sabedoria!
E, que, - permanecem inalterados até os dias hoje, e assim permanecerão, - enquanto a Maçonaria Universal existir.
Faço estas considerações para humildemente pedir principalmente aos  Irmãos Aprendizes Maçons:
Por mais que de início, após o vosso ingresso iniciático na Arte Real, não tenhais ainda vos conscientizado de que o novo ensino que recebeis, não esteja em acordo, pois contraria, se choca com muitas das vossas anteriores visões da vida do mundo em viveis, ferindo as vossas certezas e vivencias, persisti!
Frequentai assiduamente as Sessões de vossas Oficinas de Trabalho!
Ordenai as vossas vidas, permanecendo em pé e a ordem, prontos, para, - com disciplina, obedecer, acatando os conhecimentos transmitidos pelos vossos irmãos mestres!
Tudo que não vos servir de ensino, de exemplo, - o tempo maçônico vos esclarecerá!
E, o tempo maçônico vos premiará quando obterdes o conhecimento, - e o conhecimento vos conduzirá ao Trono da Sabedoria!
A Maçonaria sempre premia de forma Justa e Perfeita, todos os maçons que a Ela se dedicam sempre com Fraterno Amor, com dedicação e boa fé - com o escopo principal, - o de trabalhar para tornar Feliz a Humanidade!
Assim procederam todos os irmãos maçons que viveram antes de nós, antes de vós, - preparando o caminho que hoje trilhamos ritualisticamente, no afã de nos aperfeiçoarmos para que deixemos também, - aos irmãos maçons que, - vierem depois de nós, os nossos melhores exemplos.

Ir.'. Orlei Figueiredo Caldas   M.'.I.'.  33 º































Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário