Bode

Adormecido

Aos homens livres e de Bons Costumes

O MAÇOM E O GUARDA-CHUVA.



Observando um guarda-chuva, concluí que ele tem três significações.
O primeiro significado de um guarda-chuva é óbvio, pois, alguém o inventou para nos proteger da chuva.
O segundo é que existe citações nos alertando que se ele não for aberto, ele não funciona, não tem serventia, tal qual, - a cabeça que não se abrir ao conhecimento, também a cabeça não funciona.
O terceiro é uma referência que fazemos aos goteiras, ou seja, aos não maçons que tentam se passar por maçons, e neste caso abrimos o guarda-chuva para que nos cubramos e não revelemos nossos segredos.
É neste aspecto que pretendo me ater, salientando que, temos goteiras que precisam apenas de um convite para que sejam iniciados e ingressem na Arte Real, depois que os demais procedimentos sejam devidamente aprovados.
Tem, porém, o pior de todos os goteiras, - o maçom goteira!
O maçom goteira é o irmão que, infelizmente, não se ajusta à pura e fraterna amizade, porque, ouve ao seu irmão e permanece em silencio, suas expressões são acolhedores, tão pacíficas! Dando a impressão que está sendo solidário, porém, ele está apenas "coletando dados", informações que o irmão usando de boa fé e confiança, lhe fala sobre a Loja a que pertencem, inclusive, sobre sua vida pessoal e eventuais problemas e dificuldades.
O maçom goteira guarda tudo aquilo que lhe foi confidenciado, para na ocasião oportuna, tirar vantagens pessoais, mesmo que no futuro, venha à prejudicar deliberadamente o irmão que nele confiou.
O maçom goteira, simbolicamente, é um guarda-chuva fechado, porque o egoísmo e o desejo de chegar ao poder, ao comando de sua Loja, o mantém cego, vendado, porque não consegue analisar suas próprias deficiências, o seu despreparo, o seu desconhecimento voluntário dos preceitos, normas e leis que regem a Maçonaria Universal.
O maçom goteira assim como encobre habilmente suas intenções malévolas, profanas, ele jamais examina sua pedra bruta, porque, ou é frustrado em sua vida profissional, ou obteve sucesso sem respeitar o direito alheio, e desta forma, trouxe ao seio da irmandade seus vícios comportamentais, morais.
Entretanto a Arte Real é milenar!
Os maçons antepassados nos legaram preciosos exemplos.
Os maus maçons são parte das imperfeiçoes humanas, ainda tão marcantes, quando muitos líderes e formadores de opinião, em todos os segmentos das atividades humanas, preferem, pregar, propagar, e manter vivos, o obscurantismo, a ignorância, o desconhecimento de verdades tão simples, mas que são fundamentais para que todos possam viver em paz, quando a concórdia, o trabalho pelo bem comum, sejam uma feliz realidade no Planeta Terra.
Falamos, tornamos evidentes, os sentimentos que assimilamos, quando na realidade, ninguém consegue enganar por muito tempo!
A Maçonaria é reveladora do caráter humano!
Nós maçons, individualmente, não temos futuro, temos apenas, - o agora, o presente!
Maçonaria Universal tem passado, presente e futuro!
O momento presente é o momento da colheita, quando o Senhor de Todos o Mundos e todas as coisas, ordenará que o joio improdutivo seja ceifado e posto no fogo ardente para se extinga, e o trigo seja preservado quando as suas sementes brotarão no Novo Tempo! 
Agradeço aos irmão maçons e aos não maçons que me têm prestigiado com suas visualizações e leituras.
Muito obrigado!


Ir.'. Orlei Figueiredo Caldas M.'. I.'. 33 º







   









Share this:

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. Eu quem lhe agradeço muitas vezes seus textos me ajudam a refletir bastante sobre alguns conceitos interiores que as vezes creio ser normal.

    Anselmo Kopke.
    não sou Maçon, mas admiro sua filosofia.

    ResponderExcluir