Bode

Adormecido

Aos homens livres e de Bons Costumes

A PRÓXIMA SESSÃO EM NOSSA LOJA SERÁ MELHOR QUE A ANTERIOR.


Foto da A.'.R.'.L.'.S.'. União Ordem e Progresso ao Or.'. de Chapecó-SC

A simplicidade do Templo Consagrado ao Grande Arquiteto do Universo, não impede de modo nenhum que os irmãos maçons ali unidos para o sincero congraçamento fraterno, sob a égide do Livro da Lei, a Bíblia Sagrada, busquem o aperfeiçoamento pessoal, em paz, perfeitamente ordenados, disciplinados, obedientes à hierarquia de acordo com os princípios e leis especificados no rito praticado, sempre com boa fé, boa vontade, onde o querer aprender mais os ensinos que a Arte Real propícia de modo indistinto, seja o alvo imprescindível para que a sessão a ser realizada, seja no seu final, declarada: Justa e Perfeita.
O trabalho desenvolvido através do desbaste da pedra bruta, acontece para o consequente e gradual abandono de idéias egoístas e divergentes, que, por ventura ainda persistam, através de eventuais vícios mentais, comportamentais oriundos da vida profana, na busca permanente do aperfeiçoamento moral, cultural, espiritual.
A foto que ilustra o presente texto, mostra o nosso Templo, em setembro de 2016, quando, após, o Ato de Consagração, iniciamos os nossos Trabalhos; hoje as bandeiras estão alinhadas corretamente e a Orla Dentada também está presente, ornamentando o Piso Mosaico.
Mas, o que realmente importa, são os momentos de paz e harmonia que vivemos semanalmente no interior do Templo. 
Na verdade, houve em 2016, a fundação da nossa amada Loja, quando, após, apenas seis meses, houve um motim que praticamente abateu nossas Colunas.
Confesso que eu já havia enfrentado casos como esse, porém, desta feita, sozinho, como fazer? Desistir? 
Desistir, não!
Porque, compreendi, que existem inimigos dentro da própria Maçonaria, mas também me dei conta, que a Arte Real tem seus mistérios, suas lendas e tradições, quando três companheiros assassinaram seu mestre, buscando abreviar o tempo que ainda tinham que cumprir para o aumento de salário.
Também, que fazer e praticar maçonaria, me trouxe o conhecimento, me permitiu conhecer minhas imperfeições e me concedeu o aprendizado para que continue sempre tentando dominar minha vontade e vencer minhas antigas paixões ignóbeis, egoístas, eivadas de queixas e de intolerância, que, no passado  produziram em mim, sentimentos de ódio e vingança.
Houve uma tarde em que fui ao interior Templo da Virtude, quanta paz!
O silencio acolhedor, cumprimentei o Olho Onividente, e comecei a rememorar a minha iniciação, o rosto sorridente dos meus novos irmãos, afinal, eu tinha vencido as provas que me foram impostas, pois, foi de livre e espontânea vontade que decidi, que desejei sinceramente ingressar nesta Sublime Ordem Iniciática e agora, naquele momento, eu estava ali, feliz, contente e satisfeito!
Meditando e rememorando as doces lembranças, agradeci reverente e comovido ao Senhor de todos os mundos e de todas as coisas, visíveis e invisíveis, Deus! Por tudo que já modifiquei positiva, amorosa e fraternalmente em meu viver, com a consciência de que todos nós maçons temos uma missão, a minha, tem sido a de reconstruir, pois ao passo que reconstruo meu templo interior, tenho tido o privilégio de poder reiniciar a formação de um novo quadro de obreiros, pois, são tantos homens livres e de bons costumes que estão esperando a oportunidade do convite para que venha a ser nossos novos irmãos maçons e que havia aqui no meu Oriente muitos irmãos maçons adormecidos e que, poderiam retornar, vindo a fazer parte da futura e idealizada Irmandade.
Em frente ao Ara, o Livro da Lei, a Bíblia Sagrada, pedi licença e após pedi a orientação de como deveria proceder daí em diante, então, abri aleatoriamente, o Livro Sagrado e coloquei meu dedo sobre um versículo, onde li em Josué capítulo 1 versículo 8: 
Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
Em Janeiro de 2017, reiniciamos nossos Trabalhos!
Ao final da nossa última sessão, ouvi com alegria, o depoimento de todos os irmãos presentes, porém, um deles, me chamou à atenção de um modo especial, quando um neófito sorrindo, falou com espontaneidade, - que bela sessão tivemos, se fosse possível eu ficaria aqui a vida toda, mas, fico muito feliz, porque, - a próxima sessão será ainda melhor!
Faço este depoimento porque a Maçonaria é Universal, e assim sendo, é provável que o acontecido comigo possa acontecer também, com outros irmãos maçons e suas amadas Oficinas de Trabalhos.
Na verdade somos seres humanos, temos nossas imperfeições e carências, somos eternos aprendizes, e, cada irmão maçom é um ser sem igual, individual, e desta forma, trabalhemos unidos deixando de lado, aqueles que abandonaram as suas pedras brutas que, - apesar das iguais oportunidades, deixaram ser trabalhadas, polidas, e que no momento não têm serventia; porém, uma vez que foram chamados certamente de acordo com a Vontade e a Infinita Sabedoria do Grande Arquiteto do Universo, um dia!
Despertarão! 
Acordarão do sono letárgico que a materialidade no momento os subjuga e os cega, perante o impacto da Verdadeira Luz!


Ir.'. Orlei Figueiredo Caldas M.'. I.'. 33 º




















  

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário