Bode

Adormecido

Aos homens livres e de Bons Costumes

OS RUDIMENTOS DA CONSTRUÇÃO DOS ANTIGOS TEMPLOS DO CONHECIMENTO DE QUE FORMA ESTÃO REPERCUTINDO NOS DIAS ATUAIS?



A vida humana é breve em relação a infinitude do tempo.
As gerações sucedem-se e o progresso vai acontecendo gradualmente, lentamente, entretanto, quando voltamos nossos olhos para os primórdios da nossa história, vamos constatar que, os historiadores e os antropólogos dividiram o passado da humanidade em eras históricas, para que houvesse um entendimento melhor do ser humano e da sociedade que foi sendo organizada por ele, para que sobrevivesse ante os rigores da natureza inóspita e ainda quanto as contendas surgidas no enfrentamento de outros povos, considerados inimigos dos seus próprios interesses, inclusive, de sua sobrevivência.
Assim, temos a Pré-História, a Idade Antiga, a Idade Média, a Idade Moderna e a atual era a Idade Contemporânea.
Na verdade, de tudo que foi construído materialmente, restam, das construções mais antigas, apenas, ruínas que vão sendo descobertas através de escavações, e que revelam os costumes dos povos que nelas viveram.
Já no aspecto cultural espiritual, todas as eras, nos proporcionam até os dias hoje, aprendizados e acontecimentos, pois, foi na Pré-História que o homem entendeu ser diferenciado dos outros seres que habitavam o Planeta Terra, os animais; quando aprendeu a se comunicar por símbolos e sinais.
Da Idade Antiga, temos a criação da escrita, onde encontramos o Código de Hamurábi que representa um conjunto de leis escritas pelo rei pelo qual foi designado o código, em torno de 1772 a.C. na Mesopotâmia. É realmente um código de ética e moral, embora seja bem rigoroso em suas punições aos transgressores da lei, onde trata sobre assuntos bem atuais, como: 
Não cumprimento de contrato, Falso Testemunho, Roubo e Receptação, Estupro e Família. Foi ainda nesta era que tiveram origem as principais religiões(crenças) como o budismo, o judaísmo, o cristianismo e o confucionismo. Ainda houve avanços significativos no campo da matemática, da história e da astronomia, em seus estudos teóricos.
A Idade Média marcou um período obscuro, considerada a Idade das Trevas, com o apogeu e a dominação do Império Romano que, aliado a Igreja Católica não permitiu registros históricos contrários ou divergentes de seus princípios.
A Idade Moderna iniciou-se com queda de Constantinopla e ainda mais marcante foram as revoltas populares na França, quando a Revolução Francesa trouxe a abertura do livre pensamento. Também, a cultura e a filosofia grega ensinada por Sócrates, Platão e Aristóteles, ampliando os conceitos de liberdade, promoveram maiores conhecimentos nos âmbitos: político, econômico, filosófico e religioso, ainda, muito em evidência até os dias de hoje.
A Idade Contemporânea, o tempo em que vivemos, no aspecto positivo, proporcionou uma abertura ainda mais significativa das idéias iluministas propagadas pela Revolução Francesa incentivando o progresso científico em todas as áreas do conhecimento quanto ao viver humano em si mesmo e a sua interação social. Ainda, aconteceram as lutas pela independência dos povos colonizados, até então, que, possibilitou o surgimento de novas nações.
No aspecto negativo, aconteceram, a primeira e a segunda guerra mundial e a criação da bomba atômica, cujos efeitos devastadores e destruidores serão sempre sentidos e lamentados.
Me permito dizer que a Maçonaria Universal é a representação simbólica da evolução dos seres humanos desde a pré-historia, pois foi neste tempo que o homem aprendeu a se comunicar por gestos e sinais e também começou a fazer uso da primeira ferramenta, a lasca da pedra natural, transformada num malho para poder construir abrigos e ainda para quebrar a casca de um fruto, por exemplo um côco, para se alimentar.
Da idade antiga temos o início da organização espiritual em torno da crença em um único Ser Superior, assim como começo de uma organização social cultural melhor definida.
Na idade media, a necessidade de fugir da dominação do império romano e da igreja católica, fez acontecer as reuniões secretas, para a preservação de segredos, como acontecia com o Maçons Operativos, onde o embrião do desejo de liberdade foi mantido e preservado para o advento de uma nova era.
A idade moderna propiciou, além de outros acontecimentos evolutivos, anteriormente citados, temos a criação da Maçonaria Especulativa.
E o nosso viver maçônico e a Maçonaria na idade contemporânea?
Temos plena liberdade de expressão!
Temos um notável progresso científico tecnológico!
Temos acesso quase que instantâneo às notícias daquilo que acontece no mundo todo!
Infelizmente, continuamos a viver e conviver com o obscurantismo que, - mantém grande parte dos povos sob o jugo do sectarismo racial, o dogmatismo religioso, a negação aos pobres de viver cultural social, saudável, onde a violência campeia desenfreada. Quando a corrupção e a mentira são pela maioria, passivamente aceitas!
Maçonicamente, como seremos vistos pelas gerações que nos sucederão?
Ou nada do acontece, não tem nada a ver conosco, porque estamos vivendo e praticando Maçonaria, numa cômoda zona de conforto?


Ir.'. Orlei Figueiredo Caldas M.'. I.'. 33 º










Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário