Bode

Adormecido

Aos homens livres e de Bons Costumes

MAÇONARIA SEM ESTUDOS E SEM LEITURAS?



Vivemos atualmente sob o beneplácito da rapidez de notícias e informações possibilitadas pela internet, onde tudo acontece de modo quase instantâneo e facilitador da leitura daquilo que nos interessa saber; geralmente, tiramos logo nossas conclusões sem precisar ler todo um trecho que algumas vezes é longo e até dispersivo quanto ao que realmente nos interessa.
Porém, será que fazendo apenas uma "leitura dinâmica" conseguimos analisar, ler bem, entender, compreender e assimilar todo um conteúdo dos postulados e da vasta liturgia maçônica?
O nosso ritual, fica longe ou perto de nós, ou, só o usamos quando estamos no interior da Oficina de Desbaste da Pedra Bruta?
E, lá, nossas leituras têm sido mecânicas, fora do contexto de tudo que a Arte Real  e sua representação simbólica deseja nos transmitir e ensinar?
Ou, ainda, continuamos agindo de modo profano, achando que já sabemos tudo, ou guardando conosco, apenas aquilo que entendemos nos ser útil, porque , inclusive, no caso de num telhamento, a nossa boa memória guardou bem, decorou todas as respostas que a ritualística exige?
Pessoalmente, caso assim eu pensasse, há muito, teria deixado de frequentar as sessões que acontecem no interior do Tempo da Virtude.
Respeito, o modo de pensar e agir dos meus irmãos maçons, assim como também de todos os não maçons, desta forma, o meu objetivo ao escrever aqui no blog é o transmitir minhas experiências vividas em torno daquilo que estou sempre aprendendo com a Arte Real, e ainda tentando desmistificar falsas e mal intencionadas informações que gratuitamente nos combatem com mentiras e informações inverídicas.
Temos nos dias de hoje, através de grupos formados nas redes sociais, blogs, sites, e-mails, alguns deles dirigidos somente aos irmãos maçons e outros abertos aos não maçons, onde encontramos um verdadeiro manancial de postulados e ensinos maçônicos que, mesmo preservando os segredo que nos identificam; nossos irmãos maçons compartilham conosco seus conhecimentos, de modo fraterno, amorável, visando o engrandecimento de nossa amada Ordem.
Me refiro ao aspecto positivo, edificante, das mensagens sempre elucidativas, verdadeiros instrumentos simbólicos esotéricos que, - nos auxiliam no aprendizado e no conhecimento da Arte Real, nos conduzindo com segurança em direção da Infinita Sabedoria que pertence a Deus, o Grande Arquiteto do Universo; mas, infelizmente, acontecem, principalmente, comentários cujo teor demonstra que apenas foi lido o título da postagem e de imediato foram inseridos assuntos alheios ao que foi traçado e tratado na postagem.
Somos maçons especulativos, buscadores permanentes da verdade, e, assim sendo, precisamos nos abrir ao conhecimento, com atenção ao que se lê, para desta forma, emitirmos a nossa opinião pessoal, que pode até ser discordante, ou que contribua para que seja mais abrangente no sentido de ampliar as ideias, os conceitos, sobre aquilo que foi escrito, mas que de forma saudável, sem dúvidas, contribua para que aconteçam maiores esclarecimentos e conhecimentos de todos os leitores.
A Maçonaria contém em seus princípios e leis, em seus textos ritualísticos, palavras raramente usadas no mundo profano; é desagradável quando se ouve um irmão em Loja lendo de forma errada, confusa, fato que, chega a modificar a interpretação de um texto, principalmente aos neófitos que iniciam suas carreiras maçônicas.
Uma leitura com boa dicção demonstra o hábito de ler.
O mestrado maçônico confere o Poder!
O Poder do conhecimento.
O Poder de ser temperante.
O Poder de saber transmitir seus conhecimentos.
O Poder de conhecer o altruísmo dos irmãos maçons que vieram antes nós, com seus escritos, seus legados imprescindíveis da cultura maçônica.
O Poder de ser indulgente com os erros alheios.
O Poder de amar indistintamente a todos os seus irmãos maçons.
O Poder de amar a vida, e, assim, amar os seus semelhantes.
O Poder de ler, estudar e conhecer também o Livro da Lei, a Bíblia.
O Poder de conhecer o Infinito Poder de Deus, o Grande Arquiteto do Universo.


Ir.'. Orlei Figueiredo Caldas M.'. I.'. 33 º






Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário