Bode

Adormecido

Aos homens livres e de Bons Costumes

MAÇONARIA - IRREGULAR - NÃO RECONHECIDA - ESPÚRIA.




A Maçonaria é Universal.
LI com atenção o texto do Irmão Elias Mansur Neto, em sua Prancha de Arquitetura, aqui sabiamente postada no dia 30-12-2015,  com o Título:
A MAÇONARIA MASCULINA E A MAÇONARIA MISTA NO BRASIL
A BUSCA PELA UNIDADE.
Tirei algumas conclusões, - após uma boa reflexão.
A primeira, - foi que, após o aniquilamento dos Templários no século XIV, quando esta Ordem foi quase dizimada, e que muitos Templários buscaram  refúgio na maçonaria da época, trabalhando nas edificações, e somente depois  de 410 anos em 1717, é que tivemos então, com a Constituição da Maçonaria Especulativa, regulada pelos Landmarks, - Leis Maçônicas, que permanecem inalteradas, conservadas, até o dias de hoje.
Portanto, por quatro séculos, 410 anos, tal situação permaneceu sem mudanças, e, para quem viveu naquela época, quando várias gerações se sucederam, certamente, não havia perspectivas de mudanças!
E foi em 1717 que os conhecimentos, as tradições e os segredos Templários foram incorporados na liturgia e na ritualística na Maçonaria Especulativa.
Peço-vos, então, humildemente, licença, para fazer as seguintes considerações, inclusive, quanto ao Lema:
LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE.
Será este Lema, este trinômio é hoje, - apenas uma utopia?
Como o Irmão Elias Mansur nos demonstrou a Maçonaria Inglesa criou cisões, estabeleceu normas e atitudes que a separou da Maçonaria Francesa, mais liberal e mais aberta.
Em nosso País os ditames da Maçonaria Inglesa, como foi explanado no texto pelo Irmão Elias Mansur, - é a que, digamos, predomina pelo número de seus membros aqui no Brasil.
Daí os termos do título da presente postagem, o qual vou tentar esclarecer agora.
Maçonaria Irregular, é na verdade a que não tem sede própria, não tem a Sua Carta Constitutiva, que lhe concede a Regularidade, mas que pode se regularizar, pois são Ordens de pequeno porte, e que podem crescer e se adequar as normas maçônicas vigentes.
Então, quero me referir a Maçonaria Regular, pois mesmo as Potencias e suas Lojas que estejam absolutamente corretas quando aos quesitos impostos pela Maçonaria Universal, a Grande Loja da Inglaterra, se julga apta a determinar, - quais sejam, - regulares ou irregulares.
E o Grande Oriente do Brasil, o maior e mais antigo grupo maçônico aqui implantado, segue fielmente estas determinações, contrárias a Liberdade, sempre defendida pela Maçonaria Universal.
Desta forma, o Grande Oriente do Brasil, deixa de reconhecer as Potencias que não estejam filiadas a Grande Loja da Inglaterra.
E, agora, mais recentemente, - como a Grande Loja da Inglaterra não mais reconhece a maioria das Potências Estaduais que faziam parte há anos, através de Tratados de Amizade e Mútuo Reconhecimento, com o Grande Oriente do Brasil, tais Potências Estaduais, - são taxadas de ESPÚRIAS, isto é falsificadas, ilegitimas, adulteradas.
Este fato lamentável está determinando desobediências às "determinações superiores".
Irmãos que compartilhavam harmoniosa e fraternalmente o Templo, nas programações semanais, - não podem mais faze-lo sob a ameça de Expulsão da Ordem.
Afinal, quem reconhece um Irmão Maçom é um outro Irmão Maçom!
Onde a Liberdade de pensar?
Onde a Igualdade? 
Sem discriminações, sectarismos e imposições despóticas, autoritárias, segregadoras que sendo excludentes - deturpam os Landmarks, e aviltam, nulificam extinguindo de vez, o Fraterno Amor, o Grande Ideário Maçônico, - cujo maior Princípio é o de Tornar Feliz a Humanidade.
Precisamos com Maçons fazer uma reflexão:
Quando adentramos ao Templo, visualizamos lá no Oriente, acima da cabeça do Venerável Mestre, à direita a Lua, que, entre outros significados representa o passado, ao Centro O Olho Onividente, nos demonstrando a Presença de Deus, o Grande Arquiteto do Universo, e esquerda o Sol, significando a Luz de um Glorioso, Amorável e Fraterno Futuro.
Os Mestres Maçons conhecem a Astrologia, a Cabala, - a Árvore da Vida e as significações dos seus 10 Ramos, - os Sephiros.
O Sol é Regente Astrológico do 2016.
O número 9 é a Sephira que representa a canalização de profundos resultados, que, - contidos, reprimidos, a maioria desses resultados, - nas Sephiros anteriores vividas, agora, poderão eclodir, - provocando surpresas inesperadas, prejuízos praticamente irrecuperáveis e irreparáveis, neste ano recém iniciado.
Também que número 9 é o Venerável Mestre, - que por 3 vezes 3, nesta simbologia, procura humildemente, incessantemente a verdade, a qual se oculta daqueles que se deixam enganar pelas faustosas aparências que a vida profana apresenta, alimentadoras da hipocrisia, do orgulho, venenos letais aos próprios fundamentos Maçônicos.
Astrologicamente o Sol é a revelação da Verdadeira Luz!
Como Aprendizes, Companheiros e Mestres, Maçons!
Estamos caminhando no dextrogiro?
Ou, - estamos enveredando pelo sinistrogiro?
Lembremos de nossas Iniciações quando em determinado momento ouvimos:
Faça-se a Luz!
E a nossa visão espiritual se fez!
Quando morremos para as vaidades profanas.
Quando anteriormente, - um crânio, uma caveira humana, desfigurada pela morte corporal, - nos demonstrou que, - SOMOS TODOS!
MAÇONS E NÃO MAÇONS, - ABSOLUTAMENTE IGUAIS!
Lembremos que o Tempo Maçônico é Infinito, porém, após longos períodos, transformações acontecerão, - independentemente do nosso querer.
Mudanças acontecerão neste e no próximo ano.
Avançamos em direção de um novo tempo.
O Tempo de Deus, o Grande Arquiteto do Universo, nos demonstra de modo muito significativo, que a Unidade de Princípios e Fundamentos Maçônicos acontecerá, preparemos-nos para esse Novo Tempo !

Ir.'. Orlei Figueiredo Caldas M.'.I.'. 33 º




























Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário