O BODE ADORMECIDO.
A razão, o motivo do título do presente blog é que o bode tem para todos os maçons espalhados pelo mundo, um significado muito especial.
A Maçonaria existe desde os tempos imemoriais.
Tem a forma atual, desde a sua constituição em 1717, pois até esta data agora citada, a maçonaria era operativa, ou seja, se dedicava apenas à construção das grandes edificações e das maravilhosas catedrais, verdadeiras obras de arte e beleza.
Daí em diante passou a ser conhecida como maçonaria especulativa, quando foram aceitos todos os homens livres e de bons costumes, os quais, contribuíram para o trabalho que visa à edificação do Templo da Virtude e do Conhecimento, inerentes, presentes no coração de todos que desejam o aperfeiçoamento pessoal, capaz de ser útil ao progresso geral da humanidade.
Todos os maçons se identificam por palavras, toques e sinais.
Sempre foi assim, e, - sempre será!
E o bode não fala!
Então, existe uma história de que uma tribo judaica tinha o costume dos seus membros de se confessarem uns com os outros, porém, muitos tinham o receio de que seus segredos fossem revelados, por alguém que, de algum modo, ou algum motivo os traíssem.
Surgiu entre este povo antigo, um velho muito observador e cauteloso que imaginou, - vou me aproximar dos bodes que pastam por aqui, e revelar a um deles os meus segredos, e ele jamais me trairá!
Esta é a analogia que acontece entre o bode e o maçom.
O homem maçom, jura pela sua honra e por Deus que jamais revelará os segredos que lhe forem revelados, desde a sua iniciação, único modo de ser aceito e assim, ter o seu ingresso na Ordem, quando tem um novo nascimento para se tornar um homem maçom, capaz de ter gradualmente o acesso a todos os segredos e conhecimentos.
Agradeço pela companhia e leitura de todos que nos visitarem aqui.
Estaremos prontos para responder perguntas pertinentes a Maçonaria Universal, e acolher aqui textos e opiniões dos irmãos maçons, assim como também de todos os não maçons.
Ir.'. Orlei Figueiredo Caldas M.'. I.'. 33 º
ABOUTME
Sobre mim.
0 comentários:
Postar um comentário