Bode

Adormecido

Aos homens livres e de Bons Costumes

COMO IDENTIFICAR UM MAÇOM?


Resultado de imagem para Imagens de homens maçons

Em minhas postagens aqui, sempre procuro demonstrar aos profanos, ou seja: 
 PROFANO, não se usa como um conceito depreciativo contra alguém, mas simplesmente porque na Maçonaria,  profano é todo aquele que ainda está fora do Templo, desconhecedor dos Augustos Mistérios e Conhecimentos, transmitidos desde os tempos imemoriais pela Maçonaria Universal.
Então, é mister que se esclareça, com toda a clareza possível, até onde não fira os juramentos feitos de manter em segredo, tudo que precisa ser mantido em sigilo absoluto.
Desta forma, pela singularidade que a Maçonaria apresenta, - somente um irmão maçom pode identificar um outro irmão maçom.
Eu tenho a liberdade de dizer que sou maçom!
Mas, não posso perjurar, - dizendo que alguém é maçom.
Inclusive, se alguém me perguntar se sou maçom, de forma diferente da que ritualisticamente, de imediato reconheço, tenho o livre arbítrio, para dizer, sim, sou maçom, ou responder com outra pergunta, - porque desejas saber?
Aqui no Brasil, existe um potencia maçônica maior, criada aqui desde o império, portanto a mais antiga, que orienta os irmãos filiados a ela, que não reconheçam outros irmãos maçons, oriundos de Potencias diferentes ou menores, muito embora, os Ritos, e a Liturgia, o modo de identificação, sejam iguais, pois se existem diferenças, são próprias nos detalhes de cada Rito, - mas, é importante salientar, -  todos os Ritos mantêm a Essência de todos os passos, de todos os procedimentos, de todos os princípios e fundamentos, da Maçonaria Universal, dentro e fora do Templo.
Porém, vida maçônica me ensinou a identificar um irmão maçom, - pelo seu modo de falar, pelas palavras que usa naturalmente, pelo desejo de ser útil, pela sua humildade, pela sua simplicidade, pela sinceridade ao proceder em qualquer ocasião, sem ofensas e críticas gratuitas a ninguém.
Na verdade, o nosso País tem muitas carências de valores!
Tem carências de posições firmes!
Infelizmente, aqui na cidade que vivo, não sei se acontece em outra regiões, mas, infelizmente, tem maçom que se esconde, não se identifica.
Tem outros que já vi, negarem publicamente ser maçons.
Desta forma, feliz!
Reconheço!
Sempre que surge a oportunidade, todo o irmão maçom, que fraternalmente me abraça por três vezes, com respeito e carinho e que passados alguns minutos, - já identificados, conversamos alegremente, e, nos visitamos, nos comunicamos sempre por todos os meios que, a modernidade nos propicia!
Porque abraçar um irmão maçom que ainda não conhecíamos, - é algo maravilhoso, nele encontramos mais um irmão, dos tantos que, - vivem! 
Nos diferentes lugares e Países deste nosso Planeta Terra!

Ir.'. Orlei Figueiredo Caldas M.'. I.'. 33 º









Share this:

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. O texto acima é um relato que condiz com a realidade de algumas potências, eu já vi isso, esquecem da orientação mais importante da ordem: "Fraternidade", e simplesmente ignoram ou rejeitam Iirm.'. de outras potências.
    Isso me entristece muito.
    T.'.F.'.A.'.
    Danilo Castagnara

    ResponderExcluir