Bode

Adormecido

Aos homens livres e de Bons Costumes

O GALO NA MAÇONARIA.


Resultado de imagem para Imagens de símbolos maçônicos

Quem lê o título do presente texto, não sendo maçom, certamente vai pensar, - que estranho um galo na Maçonaria, como é que pode?
Tem bode e agora tem um galo!
Na verdade, o galo é um símbolo, dos tantos que, - sempre tem um significado positivo, capaz de despertar interesse, atenção e conhecimentos.
Todo o maçom, aprende que o galo é o Simbolo da Vigilância.
Vigiai os vossos pensamentos.
Vigiai as vossas palavras.
Vigiai, planejai as vossas ações e atitudes.
Vigiai os vossos pensamentos, lembrando sempre que, - a vossa iniciação, significou o nascimento de um novo ser humano, despido dos antigos vícios que, -  teimosamente, persistirão em permanecer convosco.
Lembrai-vos que sois razão e emoção, e que o maçom precisa ser tolerante, precisa saber usar a sua régua de vinte e quatro polegadas, medindo sempre todas as possibilidades, todas as oportunidades, tudo que surge e que pode conduzir-vos ao amargo dos excessos tantas vezes cometidos pelo desejo desmensurado, levado apenas, - pelas emoções momentâneas e enganosas.
Lembrai-vos que não podeis ser apenas um ser racional, pois a frieza da razão, tornar-vos-a apegados ao conceitos que marcaram as vossas vidas, quando lá fora no mundo profano, os homens e as mulheres em sua grande maioria, vivem apenas para se dar bem, apenas para usufruir vantagens, muitas vezes ferindo e desconhecendo o direito alheio.
Lembrai-vos que a Maçonaria é liberdade, é igualdade é fraternidade!
Vigiai as vossas palavras para que sejam sempre sinceras, afetuosas, que tragam a esperança, o incentivo, oportunidades de progressos e prosperidade a todos os vossos irmãos terrenos.
Sabei, recordai, - sempre que o galo, - para nós maçons simboliza também que, é preciso acordar cedo com o raiar do sol, e que a riqueza, a abundância de bens materiais e espirituais, é o coroamento do esforço no desbaste da própria pedra bruta e do trabalho bem feito, com amor, com boa vontade, com plena dedicação por tudo aquilo que está sendo feito realizado.
Também lembrai-vos que o galo transmite o ensino de que, - em muitos momentos estareis a sós convosco mesmo, porém jamais esquecei que o Grande Arquiteto do Universo, precisa estar sempre presente, fazendo morada em teu coração!
E, assim, sem o apoio imprescindível do Olho Onividente que vos acompanha e observa, - a pressa e a agitação, será a vossa companheira, tornando-vos-a um ser em desarmonia, sem sintonia com o Universo, com a ordenação do Cósmico, tão bem simbolizado na Abóboda de Templo que semanalmente deveis frequentar e participar com os vossos passos perfeitamente direcionados aos Trono da Sabedoria!

Ir.'. M.'. I.'. Orlei Figueiredo Caldas 33 º







Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário