Quando nos deparamos com uma pergunta com a do título do presente texto, instintivamente, de pronto, quem sabe, responderíamos, - não!
Porque uma Loja Maçônica é hierarquizada, os Cargos ocupados em cada Sessão que se realiza, distingue as diferenças entre os irmãos presentes.
Fato que não se pode negar ou desconhecer.
Acontece que o Landmark XXII - permanece inalterado como as demais Leis que regem a Maçonaria desde 1717.
E o Landmark XXII diz o seguinte:
Todos os Maçons são absolutamente iguais dentro da Loja, sem distinção de prerrogativas profanas, de privilégios que a sociedade confere.
Desta forma, é fácil compreendermos que, na verdade, este Landmark determina a Igualdade fraterna, sem as distinções que o mundo lá fora confere aos que lá se destacam e que, - tantas vezes os torna orgulhosos, mandões, prepotentes, dentro da Oficina de Trabalho.
Então, fico imaginando, se precisamos ser humanamente iguais dentro das nossas Lojas, estamos buscando ser iguais aos demais irmãos maçons, que pertençam à uma outra Potência, diferente da nossa?
Ah! Alguém, poderá me dizer, - a questão é que existem inúmeras "Potencias Não Reconhecidas", inclusive, não têm "Tratados de Amizade e Mútua Visitação", e agora tem as que a Grande Loja da Inglaterra- GLUI, taxou de "Espúrias", como maioria dos Grandes Orientes e das Grandes Lojas estaduais em nosso País.
Caso eu acolha e reconheça, os excluídos, - vou cometer o crime desobediência!
Então, precisamos fazer uma boa reflexão!
O Grande Oriente do Brasil-GOB é a maior Potência em nosso País em número de Lojas e filiados, e obedece fielmente a Grande Loja da Inglaterra, - PORQUE?
E a Universalidade da Maçonaria?
O Grande Oriente da França não faz distinções, discriminações, e, inclusive, é o berço, o nascedouro do Rito Escocês Antigo e Aceito, o mais praticado aqui no Brasil.
Quais as diferenças que identificam os irmãos maçons?
Absolutamente todos são iguais!
Ainda mais que existe, - o Telhamento, o modo pelo qual, um maçom pode ser perfeitamente identificado e desta forma possa ingressar como visitante em Loja que pertença a uma Potência diferente da sua.
O Landmark XIV define assim esta questão:
O direito de todo Maçom visitar e tomar assento em qualquer Loja é um inquestionável Landmark da Ordem.
É consagrado o "Direito de Visitas" , reconhecido e votado universalmente a todos os irmãos que viajam pelo orbe terrestre. ´a consequência do modo de encarar as Lojas como meras divisões da família maçônica.
Aqui no Oriente onde fui iniciado, conheci irmãos maçons que jamais fizeram qualquer tipo de discriminação, assim como também encontrei alguns que não se identificam de jeito nenhum.
Certa vez, fui numa empresa prestadora de serviços, e lá ao conversar com o gerente em sua sala, vi expostos figuras simbólicas que nos identificariam, porém, quando o saudei maçonicamente ele me disse, não posso te responder nada, - porque a minha Potencia não reconhece a tua!
Perplexo perguntei-lhe a sua idade, o seu grau, ao que me respondeu que era maçom há seis anos, foi quando então, lhe fiz mais uma pergunta, - vocês praticam o Rito Escocês Antigo e Aceito?
Ele me respondeu, - sim.
Fiz a ele uma última consideração em forma de pergunta:
O que é a Maçonaria, irmão Chanceler?
Eu mesmo respondi:
- Uma Instituição que tem por objetivo tornar feliz a humanidade, pelo amor, pelo aperfeiçoamento dos costumes, pela tolerância, pela igualdade, e pelo respeito à autoridade e a religião.
E ela é REGIONAL irmão Chanceler?
Não, - Ela é Universal e as suas Oficinas espalham-se por todos os recantos da terra, sem preocupação com fronteiras e raças.
Finalizo dizendo aqui, temos em Loja tantos símbolos que nos igualam como a Corda dos Oitenta e Um nós!
Todos tão iguais!
Entrelaçados, sem apertos desnecessários, sem distinções e laços diferentes mais importantes, mais bonitos.
Se assim o É!
Agradeço a todos os irmãos maçons que leem e prestigiam fraternalmente o presente blog.
Ir.'. Orlei Figueiredo Caldas 33 º
ABOUTME
Sobre mim.
0 comentários:
Postar um comentário