Bode

Adormecido

Aos homens livres e de Bons Costumes

MAÇOM - UM CONSTRUTOR SOCIAL?



A palavra maçom tem sua etimologia, sua origem, na língua francesa, então, quando traduzida, o maçom significa, - pedreiro.
Inicialmente, na história da Maçonaria Operativa, o maçom se dedicava à construção envolvendo, pedras, madeiras, metais, com seus trabalhos de lapidações, preparações e  polimentos para que se ajustassem, no levantamento e esquadrinhamento das fundações, das paredes, do teto, dos adornos e ornamentos, que, - dessem a sustentação, o embelezamento e a conclusão de uma determinada obra de modo Justo e Perfeito.
Após 1717, quando se transformou em Especulativa, a Maçonaria conservou a sua essência e a sua denominação, agora com uma amplitude maior, porque aceitou a participação em suas obras, trabalhos e segredos iniciáticos,  Templários,  Pensadores, Religiosos, enfim,  homens livres, inclusive, na forma de pensar e de bons costumes que, - nos legaram  os princípios, leis, e fundamentos Maçônicos que se conservam inalterados até os dias de hoje.
E, a Maçonaria moderna, a que conhecemos nos dias atuais, conserva as suas origens, princípios, segredos iniciáticos, fundamentos e leis.
Porém, precisamos fazer uma reflexão!
Na Oficina de Trabalho, agora, - lapidamos a Pedra Bruta, - moral, intelectual, comportamental, fraternal, espiritual.
E, como anda, - individualmente, a nossa própria Pedra Bruta?
Como estão procedendo as grandes lideranças maçônicas mundias?
Tantas separações, exclusões, atitudes segregadoras, desagregadoras, infelizmente, acontecendo entre irmãos maçons; - quem sabe estimulados pela maioria das Potencias Maçônicas que esquecem a Universalidade da Maçonaria e sua história que remonta aos tempos imemoráveis da presente civilização que habita o Planeta Terra.
Individual e coletivamente, é chegado um tempo de conscientização!
Na verdade a história do mundo nos demonstra que todas as mudanças, as mais significativas que aconteceram, com intervalos em torno de trezentos séculos, ou, um pouco mais, pois foram paulatinamente se evidenciando, se estabelecendo, para que fosse possível, que a maioria dos historiadores determinassem os períodos da pré- história, idade antiga ou antiguidade, idade moderna e idade contemporânea.
A Maçonaria Especulativa surgiu na idade moderna-1453 a 1789.
Neste período, também, tivemos grandes mudanças, quando aconteceram a revolução francesa, os grandes descobrimentos, o capitalismo comercial substituindo progressivamente o feudalismo, o renascimento cultural e científico, as ideias iluministas, e a independência dos Estados Unidos-1776.
A idade contemporânea-1789, a época em que vivemos agora, marca as duas guerras mundiais, a queda da União Soviética e o muro de Berlim, e, a globalização. 
Como fato positivo temos o surgimento dos meios de comunicação de massa, - rádio, televisão e o grande evento da internet.
Faço estas considerações, porque devido a instantaneidade das comunicações, atualmente, tudo se agilizou, porque todos os acontecimentos mundias relevantes, são noticiados e imediatamente conhecidos no mundo todo.
Não há dúvidas que realmente estamos entrando, ingressando numa nova época, numa nova era, num novo tempo.
A Maçonaria Universal sempre esteve presente através dos seus obreiros e seus lideres, em todos os avanços libertários, humanitários e progressistas da humanidade.
É mister, urge que saiamos do conforto dos belos Templos!
O mundo clama pela paz, o fim da violência da descriminação e da segregação racial e religiosa, que, inclusive, - mata sem piedade; do obscurantismo que teima em prevalecer.
O nosso amado Brasil, clama por socorro!
O momento é agora
Ou, logo ali adiante, o lema: Liberdade, Igualdade, Fraternidade, será aviltado, obscurecido, encoberto, pelas nossas omissões; porque, muitos de nós maçons estamos esquecendo, ou esquecidos que, - mesmo que a situação atual favoreça alguns de nós, qualquer favorecimento que tenhamos, será como o doce que se transformará no amargo resultado, das perdas conjuntas, que poderão nos colocar, nos fazer retroceder, nos enviar de volta ao mundo de escravidão, onde, - fatalmente deixaremos viver todos os avanços conquistados pelos nossos irmão maçons que vieram, e viveram com coragem, altruísmo e imensos sacrifícios, - antes de nós!

Ir.'. Orlei Figueiredo Caldas 33 º


























Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário