Bode

Adormecido

Aos homens livres e de Bons Costumes

ENTREVISTA COM O IRMÃO BODÃO



Boa tarde, meu irmão bodão!
Tudo justo?
O irmão bodão, sorrindo respondeu, - queres me tornar um perjuro?
Aqui no meio de tantos goteiras?
Depois de milênios, os bodes que me antecederam, meus antepassados, sempre souberam guardar todos os segredos.
Vou te responder como um profano, - sim, está tudo bem!
Mas, me diga uma coisa meu irmão bodão, como consegues guardar tantos segredos, em identificações, em confissões, algumas difíceis de guardar, de conservar apenas contigo?
Ora, - respondeu o irmão bodão:
Temos uma linguagem diferente, porém, eu, com gestos e sinais, poderia até denunciar sorrateiramente alguém pelos corredores da Oficina de Trabalho, provocando fofocas, desarmonia, retaliações e até motins.
Contudo, o maçom deve saber, que todas as coisas, malsãs, como, mentiras, calúnias e difamações, verdades escondidas, camufladas, - impróprias à Arte Real, - acabam sendo descobertas, denunciadas e reveladas no devido tempo,  porque os irmãos invisíveis, os eternos guardiões da Maçonaria Universal, estão sempre presentes, visitando e verificando os pensamentos, e examinando o coração de cada irmão maçom.
- Opa!
Esta eu não sabia!
Então, - suponho que sejas um irmão invisível.
- É, eu sou o bodão!
Tem o guarda do Templo exterior, que vigia os pensamentos.
Tem o guarda que situa-se no interior do Templo dos corações.
Puxa vida, então, irmão bodão, quero te perguntar uma coisa, onde fica a liberdade do pensamento e o sentimento que naturalmente acontecem no coração dos irmãos maçons?
Boa pergunta, caro irmão entrevistador.
Todo o maçom, tem o livre direito de pensar, e seus irmãos maçons, mesmo que não concordem com certos pensamentos e opiniões, devem tudo fazer para que a livre expressão do pensamento seja sempre mantida, porém, pensamentos de vaidades, de egoísmo, de falsidades, são sempre contrários ao princípios fundamentais da Maçonaria Universal.
Porque o pensamento e a palavra nascem no coração, e desta forma, um coração contaminado pelo orgulho, que não lhe permite ver e desbastar a própria Pedra Bruta, e, assim, - não cultiva o fraterno amor e a humildade, é como um fruto estragado, apodrecido que, acaba estragando todos os demais que estiverem no mesmo recipiente.
Então, a Egregora positiva fraterna e amorosa, formada nos milhares de Templos consagrados ao Grande Arquiteto do Universo, se encarrega de afastar, banir, este tipo de irmãos, pois, quem não soma, não agrega, mesmo que inconscientemente, - tenta sempre diminuir!
Entendi, meu irmão bodão, obrigado! 
Por tão importante esclarecimento.
Mas, gostaria de lhe pedir mais uma coisa, que acredito seja muito importante:
O irmão bodão se incomoda quando pessoas mal informadas, ou até mal intencionadas, lhe comparam com o diabo e com a maldade satânica?
- Meu irmão maçom humano, quem não conhece um assunto, antes de emitir opinião, com críticas e condenações, deveria primeiro buscar informação e conhecimento.
Acredito que esta publicação esclareça muita gente que, busca se manter bem informada sobre tudo que acontece, porque, o mundo terreno ainda está envolvido pela ignorância e pelo obscurantismo, em razão dos falsos líderes religiosos, que temem perder seus adeptos contribuidores e mantenedores fiéis de suas vidas faustas materialmente, porém, nulas, contrárias ao desenvolvimento harmônico e igualitário da evolução humana.
Também, porque, é sempre mais fácil condenar, atirar a primeira pedra!
O Mestre da Galileia, o Filho Perfeito de Deus, o Grande Arquiteto do Universo, andou sempre ao lado dos mais simples e humildes, porém, jamais desprezou aqueles que detinham o poder na Terra, como foi o caso do centurião romano que suplicou-lhe, curasse o seu servo, o qual lhe era muito querido por sua sabedoria e pela sempre pronta atenção que lhe dispensava.
Todo o maçom é um obreiro da paz, do amor e da concórdia!
Mesmo que seja um cabeça dura como um bode!
O que realmente importa é que trabalhe com devotamento, com o pensamento, com o coração, com a força da sua vontade, com a beleza dos seus ideais e com a sabedoria que lhe é proporcionada através dos ensinos que, - semanalmente tem a oportunidade de granjear no acolhimento do Templo, - pelo desenvolvimento, pela ampliação do fraterno amor, capaz de tornar feliz toda a humanidade!


Ir.'. Orlei Figueiredo Caldas  M.'. I.'. 33 º 


















Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário