Bode

Adormecido

Aos homens livres e de Bons Costumes

A BÍBLIA USADA PELOS MAÇONS É DIFERENTE?


Foto encontrada na internet, meramente ilustrativa.

Todos nós maçons com o decorrer do tempo em Loja, - a Oficina de Trabalho, aprendemos, - não bastam apenas os nossos passos ritualísticos, palavras e sinais que, - se tornariam meros gestos mecânicos, caso, - não nos envolvermos espiritualmente com Deus, O Grande Arquiteto do Universo.
Desde quando fui Iniciado maçom, aprendi a valorizar e a compreender melhor todo o conteúdo da Bíblia Sagrada, que, - para nós maçons cristãos, - é o nosso Livro da Lei.
Infelizmente, na minha trajetória na Arte Real, encontrei neófitos, ou seja, os irmãos recém iniciados que, - não tinham quase nenhuma noção, a respeito do conhecimento bíblico, mesmo acreditando num Ente, ou, um Ser Superior, Deus, - um dos requisitos básicos que lhes permitiram após a Iniciação, ingressarem na Ordem Maçônica.
Todos os Ritos criados e praticados pela Maçonaria Universal, têm no Livro da Lei um dos seus fundamentos imprescindíveis que, - identificam e tornam sem igual os Trabalhos realizados na busca do aprimoramento pessoal de cada irmão, de todos os irmãos, conjuntamente.
Não inicia-se, nem encerra-se uma Sessão, sem que se proceda a Abertura e o  Fechamento do Livro da lei, de forma ritualística, respeitosa e eloquente de parte de todos os presentes.
Precisamos considerar, - o Livro da Lei, é a palavra de Deus, o Supremo Árbitro de todos os mundos de todas as coisas por Ele criadas.
O Rito Escocês Antigo e Aceito tem leituras distintas do Livro da Lei, para as Sessões de Aprendizes, Companheiros e Mestres, e, pelo que tive conhecimento, outros Ritos como o de Emulação, determinam a leitura de um trecho bíblico, que, não especifica qual seja o texto que deva ser lido, mas, sem dúvidas,- certamente, todos os Ritos incentivam e usam também este procedimento litúrgico, para a prática harmoniosa, igualitária, pacífica, - do fraterno amor por todos os irmãos maçons.
A Universalidade da Maçonaria Universal se fundamenta no respeito às leis vigentes em cada País onde se faz presente, e, - assim, - como também respeita as suas crença religiosas; e desta forma, precisamos convir, - nem todos os países do mundo são predominantemente cristãos.
A Bíblia Sagrada, o Livro da Lei Maçônico, se subdivide normalmente, contendo o Velho e o Novo Testamento.
Do Velho Testamento temos na construção do Templo de Salomão, a base que fundamenta e se entende em todos os graus, tanto os Simbólicos, como nas chamadas Lojas de Perfeição, os Altos Graus.
No Novo Testamento temos o nascimento de Jesus Cristo, seus maravilhosos ensinos, o Atos dos Seus apóstolos, e o Livros de vários de Seus discípulos.
Saliento aqui, - em se tratando de uma leitura aberta aqui no blog, não acredito ser conveniente entrar em maiores detalhes, quanto aos graus maçônicos, porém, creio ser importante fazer esclarecimentos, pois, os julgo, necessários, lembrando aos irmãos maçons, - com humildade e acima de tudo, ratificando, - o quanto é importante a Presença de Deus em nossas vidas, exatamente, - da forma que O concebemos, sempre tendo a consciência, - Deus é Deus e Subsiste por Si Mesmo!
 Sinceramente, não posso entender a Arte Real sendo praticada sem a adoção e a adição dos conhecimentos que a íntima relação entre o homem, a mulher, precisam ter com a espiritualidade esotérica concedida, proporcionada a todos os seus membros, - através do Livro da Lei, a Bíblia Sagrada.
Porém, lembro, - nem todos os países do mundo são cristãos, por exemplo, o povo judaico, tem o seu Livro da Lei na Maçonaria, - onde constam os cinco primeiros Livros da Bíblia Sagrada, denominados Pentateuco. 
Os países árabes têm no Alcorão, o Livro da Lei Maçônico, onde há citações bíblicas, quando, Deus enviou em tempos diferentes um profeta, Abraão e Moisés, que, receberam a Torá; Jesus Cristo o Evangelho, porém, - O pregam apenas como um profeta, e Maomé que escreveu o Alcorão, como o líder espiritual maior.
Espero ter dado a minha modesta contribuição sobre este assunto, que, sei, - é motivo de dúvidas, em relação daquilo que pregam certos segmentos religiosos aqui no Brasil, quando afirmam que a Maçonaria não aceita e não prega a Divindade de Jesus Cristo.
Todo o maçom tem a liberdade de crença em Deus!
Portanto, se a maioria dos maçons são cristãos em nosso País, cada um acredita da forma que melhor concebe a presença de Deus em sua vida e crê em Jesus Cristo de acordo com a religião que professa.
Finalizando, sempre afirmo, - quando o mundo deixar de ser sectário, materialista, exclusivista, violento, tendo o ódio segregador e destruidor como ideal, como prega o marxismo cultural, - que considera Deus, o inimigo, e vivem  divulgando, trabalhando, tentando "desconstruir" a família tradicional e pregando a "justiça social", em lugar da caridade e do fraterno amor!
Também, quando o terrorismo tiver um fim, em sua chanha de matanças e destruições de preciosas vidas. 
Enfim, quando nós maçons nos unirmos em torno do ideal maior, o de Tornar Feliz a Humanidade, mesmo que, - tenhamos como os nossos irmãos antepassados que, - sacrificar as nossas próprias vidas, pelo advento de um novo mundo, - verdadeiramente, estaremos fazendo a Vontade de Deus, o Grande Arquiteto do Universo!

Ir.'. Orlei Figueiredo Caldas  M.'. I.'.  33 º






















Share this:

    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários:

  1. Olá boa noite , como uma pessoa sem contato nenhum com a maçonaria pode adentrar? Se puder me manda um email

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, por curiosidade vocês oram tendo jesus como seu único salvador o que irá levar diretamente a Deus? Porque sei que há ritos de iniciação ... mas isso tbm não é contra a Deus e seus ensinamentos bíblicos?

    ResponderExcluir