Bode

Adormecido

Aos homens livres e de Bons Costumes

CRIADA A LOJA DE ESTUDOS DA A.'.R.'.L.'.S.'. UNIÃO ORDEM E PROGRESSO NO OR.'. DE CHAPECÓ-SC




Existem momentos que o amor pela Maçonaria Universal, nos desafia a seguir adiante, buscando proporcionar, compartilhar, o conhecimento que obtivemos e que nos permite, iniciar novos irmãos maçons, assim como, também, possamos congraçar conosco, irmãos maçons dispostos a nos acompanhar para o estudo e o aprendizado da Arte Real, através da fraterna troca de experiências anteriormente vividas na Oficina de Trabalho do desbaste da Pedra Bruta.
O ano que vem comemoraremos os trezentos anos da Maçonaria Especulativa, quando foram aceitos no seio da Maçonaria Operativa, homens livres pensadores, crentes num Ente Superior, Deus, dispostos a trabalhar para o bem da humanidade.
Desde então, aconteceu mundialmente, uma incrível evolução tecnológica e científica, porém, infelizmente, a evolução que deveria acontecer pelo aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual, deixa muito a desejar, pois ainda acontecem, o sectarismo, o obscurantismo, o racismo, a soberba, o orgulho do ter e o egoísmo que cega, provocando o desrespeito ao próximo, às leis do país, e a quebra dos valores que mantém a família unida, acontecem, com a facilidade da expansão de doutrinas, através da mídia e dos meios de comunicação que a internet proporciona, dos que pregam e defendem o ateísmo, onde quem pode mais, acaba dominando aos mais fracos e oprimidos, carentes de instrução, inclusive, de exemplos dignificantes que os ensinem o caminho através do trabalho honesto e bem feito, capaz de proporcionar o progresso coletivo de um povo, de uma nação inteira.
Tenho lido artigos escritos por irmãos maçons lamentando e clamando que a Maçonaria precisa se transformar, observando os antigos costumes, porque está arcaica, dominada por homens que apesar dos altos graus que ostentam, continuam profanos de avental.
Porém, podemos ver transformações, se as Leis que regem a Maçonaria Universal, datam de trezentos anos atrás?
Entendo que, o Escopo do Ensino Simbólico Ritualístico e Litúrgico deva ser sempre mantido com estudo, respeito e fidelidade, porém, é preciso a compreensão e a vontade de aprofundar o conhecimento Maçônico, porque, hoje, as comunicações entre os países do mundo são praticamente instantâneas, enquanto que nós maçons tantas vezes não nos comunicamos como maçons que somos, preferindo o isolamento dos demais irmãos maçons, acomodados nas poltronas da nossa Loja, esquecendo-nos do simbolismo, - das romãs, da corda de oitenta e um nós, nos esquecendo inclusive, - da maior virtude, o amor caritativo.
O objetivo da nossa Loja de Estudos é o de buscar um envolvimento maior com as demais Lojas Maçônicas, da nossa cidade, do nosso País e do mundo.
Também, para convidar irmãos Maçons que venham nos fazer palestras, com a explanação dos seus conhecimentos capazes de nos conduzir até a Infinita Sabedoria do Grande Arquiteto do Universo.
Queremos também, propor, defendendo de modo franco e sincero a possibilidade da participação das mulheres nos Augustos Mistérios, porque está mais do que na hora do pleno Reconhecimento das Lojas Maçônicas Mistas e exclusivamente Femininas.
Outro assunto, palpitante é a participação conosco daqueles que sofreram alguma mutilação e que tenham algum defeito físico, porque, hoje modernos aparelhos ortopédicos corrigem a maioria destas deficiências que antigamente, não lhes permitiria todos os movimentos e a circulação ritualística no Interior do Templo.
Entendemos que inovar maçonicamente é, e sempre  será estudar mais, conhecer melhor toda a rica simbologia que nos é prodigalizada de modo igualitário, diferenciada apenas pelo grau que cada irmão tenha conquistado.
Há quanto tempo deixamos de trabalhar do meio-dia a meia-noite?
Rogamos a Deus, o Supremo Criador do mundo em que vivemos, que, - nos sopre a Sua Inefável Sabedoria para que possamos motivar aos Irmãos Aprendizes para frequentem assiduamente as Sessões e a incentivar os Irmãos Companheiros para que se esforcem pela conquista do Mestrado e aos Irmãos Mestres para que permaneçam conosco nos proporcionando seus conhecimentos e experiências para que caminhemos de modo justo e perfeito, com a colaboração de todos para o soerguimento da Maçonaria Universal.
Convido aos Irmãos e Irmãs Maçons que residem em OOr.'. próximos a Chapecó que entrem em contato conosco, através do presente blog, para que participem conosco, e também que nos visitem, porque como já escrevi, precisamos ampliar o fraterno convívio Maçônico para a Glória do Grande Arquiteto do Universo.

Ir.’. Orlei Figueiredo Caldas M.'. I.'. 33º  



  





Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário