As ideias de progressos e avanços maçônicos, sempre acompanharam os nossos Irmãos Maçons no passado e tenho a certeza, - acompanham-nos no presente em todos os continentes do Planeta Terra!
Aqui no Oriente de Chapecó-SC, após a concretização do nascimento da Augusta e Respeitável Loja Simbólica União Ordem e Progresso, no dia dois de julho de 2016 da E.'.V.'., quando aqui estiveram os Irmãos Dirigentes da Unilojas - União Mineira de Lojas Independentes, possibilitando dentro dos mais fiéis princípios maçônicos, a oficialização do Magno Evento, quando nos deram os mais belos exemplos de humildade, solidariedade, sabedoria maçônica, incentivos para a futura caminhada, nos concedendo a Carta Constitutiva Provisória, tudo isso dentro da gratuidade que o amor à Arte Real dignifica aos Irmãos Maçons que a Ela se dedicam.
Daí em diante, propusemos aos novos irmãos, a realização de duas Sessões semanais, para que todos pudessem avançar mais rapidamente no conhecimento e na prática dos princípios básicos que a Maçonaria Universal determina quanto a Ritualística e a Liturgia, para que todos os procedimentos na Oficina de Trabalho, pudessem acontecer cada vez mais próximos da forma justa e perfeita, que, - iguala fraternalmente, todos os Irmãos Maçons em todos os recantos do mundo.
Na verdade, quando, homens maçons, determinados, unidos, - pelo ideal, resolvem trabalhar a própria pedra bruta, com o pensamento fixo no presente, sempre voltado ao futuro, tudo começa a acontecer, - o impossível começa a se tornar realidade!
Foi assim, que, o jovem Luiz Eduardo, filho do nosso Irmão Luiz Carlos, manifestou o interesse de ser Iniciado Maçom, porém, havia o problema do horário para a frequência às Sessões, quando na oportunidade, sugerimos a ele, - consiga reunir contigo, jovens, homens livres e de bons costumes, que creiam em Deus, amem suas famílias e que se preparam para exercer uma profissão digna e honrada e criaremos uma Loja Universitária que reunir-se-a nos sábados à tarde e que terá com vocês, durante um tempo determinado, na direção dos trabalhos, nossos Irmãos Mestres Maçons, os dois Irmãos Vigilantes e o Venerável Mestre.
Uma reunião, num domingo pela manhã, foi marcada para que mostrássemos de forma clara, quais os objetivos da Maçonaria Universal, e, o quê, os futuros jovens Irmãos Maçons poderiam esperar de forma concreta ao serem Iniciados Aprendizes Maçons.
Desta forma, houve o interesse dos agora Irmãos Maçons, Adriano, Kaue Natan, Deivid Junior, Luis Eduardo.
Marcamos a Sessão Magna de Iniciação, no sábado dia 30 de julho do corrente ano da E.'.V.'., quando o então, profano e agora, também, Irmão Evandro, foi Iniciado nos Augustos Mistérios juntamente com os Irmãos universitários acima citados.
De tudo que vivemos, lamento apenas um fato, houve, apesar do pouco tempo entre os contatos e sindicâncias, tentativas de parte de maçons? Não sei!
Mas, teve alguém, ou alguns tentando desmotivar os agora Irmãos Maçons universitários, dizendo a eles que não tínhamos regularidade, reconhecimento e nem licença de funcionamento tínhamos; fato que nos fez apressar a data da Iniciação, pois se esperássemos mais tempo, acabaríamos sendo boicotados completamente em nossa iniciativa.
É lamentável, não para nós que conseguimos levar o Projeto adiante, mas para aqueles que, - não acompanharam seus amigos universitários, pois, as oportunidades que a Maçonaria Universal oferece, nem sempre, tão logo se repetem.
Vivemos grandes momentos, antes e durante a Sessão de Iniciação, temos consciência que os desafios serão constantes, presentes, porém, confiamos na capacidade de todos os nossos Irmãos Maçons, inclusive para que em breve façamos novas Iniciações.
Saliento que, é muito importante que se oportunize aos jovens que estudam e que frequentam as Universidades e Faculdades, a chance que precisam ter de serem Iniciados na Arte Real.
A Maçonaria Universal tem nos seus adeptos o lúmen defensor do lema:
Liberdade Fraternidade Igualdade!
Os Irmãos Maçons mais antigos na Ordem, carregam consigo os bons exemplos, a experiência vivida, o aprendizado e o conhecimento que os conduz à sabedoria!
Os Irmãos Maçons ainda jovens trazem o ímpeto e a coragem do querer!
Querer aprender, querer conhecer, querer saber!
Todos juntos!
Irmãos Aprendizes, Irmãos Companheiros e Irmãos Mestres, - Maçons!
Independentemente das Potencias Maçônicas a que pertençam!
Realizarão as Obras conjuntas, que, - combaterão o obscurantismo, o sectarismo, o racismo, a pretensão orgulhosa do separatismo tão perverso, tão destruidor do progresso, tão interessado no poder político, tão corrupto, tão antagônico às Leis Perenes que regem a Maçonaria Universal!
Afinal, o aperfeiçoamento pessoal e a construção do Templo Consagrado ao Grande Arquiteto do Universo, que abrigará a Humanidade, é o grande e maior escopo, objetivo, da Maçonaria Universal.
Ir.'. Orlei Figueiredo Caldas M.'. I.'. 33 º
ABOUTME
Sobre mim.
Parabéns Orlei Figueiredo Caldas pelas realizações a frente desta grande Loja!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirObrigado! Querido amigo Alberto Santos Aguirre.
ResponderExcluirObrigado! Querido amigo Alberto Santos Aguirre.
ResponderExcluir