Bode

Adormecido

Aos homens livres e de Bons Costumes

SOU MAÇOM OU ESTOU MAÇOM?



Ser maçom!
A Maçonaria e a sua Universalidade, representa, verdadeiramente, uma Ordem Iniciática, Fraterna, Solidária, em seu grandioso Conjunto de Obreiros, onde ninguém pode se autoproclamar, - sou maçom!
Porque, somente serei maçom, quando, dos irmãos maçons presentes em todos os continentes do mundo, como tal, um deles me reconhecer individualmente!
Não existem identificações coletivas dos maçons.
Porque, o processo de identificação acontece de duas maneiras, uma, através do chamado trolhamento, quando da ocasião da visita de um irmão maçom a outros irmãos maçons, pertencentes à uma outra Loja, ou seja, uma Oficina de Trabalho, onde ele ainda não tenha visitado, para desta forma, ter sido reconhecido anteriormente.
Existe sempre o Irmão Guarda do Templo, ou alguém encarregado deste ato, para conferir ritualisticamente, se o irmão visitante é de fato um irmão maçom.
A outra forma de reconhecimento acontece, em diversas ocasiões, individualmente, quando no mundo profano, nos mais diversos momentos, pode ocorrer que, um irmão maçom, identificando qualidades, postura, palavras, em alguém ali presente, se apresente com algum sinal maçônico e formule de acordo com o momento, alguma pergunta, ou faça algum gesto de identificação.
No caso de ser plenamente correspondido, eis ali, dois irmãos maçons que se reconheceram!
Desta forma, quando um maçom está sozinho, ele está maçom, porque, ali onde ele se encontra, não como outro irmão maçom reconhece-lo.
Hoje em dia, o milagre da internet, permite identificações, porém. é sempre prudente, que evitemos nos aprofundar neste assunto, pelos meios de comunicação virtual.
Faço estas considerações porque a Arte Real, tem um caráter, um fundamento muito importante, - a Maçonaria se dedica à conduzir seus membros, até à compreensão, ao estudo, ao conhecimento das Ciências das Leis de Deus, o Grande Arquiteto do Universo.
A invisibilidade aos olhos do corpo biológico, não impede que, todos entendamos o profundo sentido espiritual da Maçonaria, pois Deus, o Supremos Árbitro de todos os mundos e todas as coisas  visíveis e invisíveis,  é o Espirito Maior, Onividente, Onisciente e Onipresente.
Desta forma, estamos maçons, quando nos afastamos desta verdade!
Algum irmão maçom, poderia me questionar dizendo que, todo o maçom é um buscador permanente da verdade, porque a Maçonaria é investigativa, é Especulativa, prega o livre pensamento, o livre direito de pensar.
Desta forma, entende que o Olho Onividente e o Livro da Lei, são apenas uma alegoria simbólica, e, que ele ainda não encontrou o mais amplo significado das ciências das Leis de Deus, porque existe muita controvérsia, em torno deste assunto, se assim não fosse, não haveriam tantas religiões, tantos dogmas e tantas verdades.
Pois aí, é que precisamos como maçons aprender a separar esta questão, - as religiões, muito embora, as respeitemos sempre, todas elas nasceram sob a vontade e a ótica humana, atendendo a conceitos filosóficos, e as mais diversas interpretações daqueles que as criaram, usando determinadas passagens que constam no Livro da Lei, a Bíblia Sagrada, para fundamentar seus argumentos e seus dogmas.
Deus é Deus! 
E, Subsiste por Si Mesmo!
Esta é uma verdade inquestionável!
Compreendendo bem, chegaremos à conclusão do porquê, - a Maçonaria exigir daquele que deseja ser iniciado em seus Augustos Mistérios, - a crença em Deus de uma forma ampla, sem exigir que siga esta ou aquela religião, ou que não frequente nenhuma e participe apenas da Maçonaria.
Ser maçom!
É ser sempre reconhecido pelos demais irmãos!
Estar maçom é não entender a própria pequenez, a aspereza disforme da sua própria Pedra Bruta, deixando-se levar pela vaidade, pelo orgulho de se sentir melhor, mais inteligente que os demais irmãos.
Estar maçom é também quando o maçom, conhece a ritualística, a liturgia de forma apenas mecânica, e se acha super bem entendido de tudo que acontece em Loja e fora dela.
Ser maçom é saber se curvar humildemente e dar Gloria ao Grande Arquiteto do Universo, procurando sempre ser útil na construção do mundo fraterno e solidário que tanto desejamos.

Ir.'. Orlei Figueiredo Caldas M.'. I.'. 33 º




















Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário