Bode

Adormecido

Aos homens livres e de Bons Costumes

OUVI BEM? ESTOU SENDO CONVIDANDO PARA SER MAÇOM?



Será que ouvi bem?
Estou sendo convidado para ser maçom?
De fato é sempre surpreendente para quem recebe um convite para que venha a fazer parte da Maçonaria, pois, o não maçom, muitas vezes desconhece inteiramente o que acontece, o que fazem e praticam os maçons.
E, ainda existem verdadeiros tabus, que apontam os maçons como seres diabólicos, que se reúnem em secreto para arquitetarem o mal, escondidos nas sombras da noite.
Também, precisamos considerar o fato de que os maçons são discretos, não ficam por aí, apregoando suas eventuais virtudes e qualidades, e preferem sempre ficar longe de controvérsias e discussões, que em nada contribuem para o progresso e o bem da comunidade em que vivem.
Assim, sendo, escolher um futuro irmão maçom, não é nada fácil.
Na verdade, é preciso com tempo, observar o comportamento, as atitudes, a vivência de todo  daquele profano, a quem se deseja convidar para o Ingresso na Arte Real.
Não podemos apenas dizer, há, eu o conheço, ele é meu amigo.
Ah! Reconheço que o meu amigo tem alguns defeitos, é meio desligado da sua família, bebe e se descontrola nas festas e nas ocasiões que se reúne com os amigos, porém acredito que junto da irmandade ele vai melhorar e se corrigir.
Cuidado!
Porque a Maçonaria não busca ninguém que esteja em desalinho com os seus princípios e fundamentos primordiais:
Porque, todo o profano para ser convidado, deve ser um ser um homem livre e de bons costumes, deve acreditar em Deus, ter uma família, ter um trabalho honrado e digno; e, ao ser convidado, - após as devidas explicações e considerações de quem o convida, - precisa demonstrar que realmente deseja ser um maçom.
Quanto ao aspecto de ser um homem livre e de bons costumes, todos sabemos das nossas imperfeições, porém, pessoas presas aos vícios, tanto os comportamentais, quanto à questões, como a falta de responsabilidade com seus próprios compromissos assumidos, o desrespeito às leis vigentes em seu País, e ainda o desrespeito às mais diversas crenças em Deus, e por conseguinte, deixe de praticar o amor ao próximo, demonstrando nos pequenos detalhes observados, a falta das virtudes necessárias, mesmo que estas ainda sejam embrionárias, ainda não bem elaboradas, trabalhadas; realmente, acredito, havendo uma avaliação negativa, inicial, seja necessário, dar um tempo, para que se faça tão importante convite, e se leve o nome do convidado até a Oficina de Trabalho, para que os demais irmãos analisem e emitam suas opiniões, aprovando ou não o nome proposto.
Porque, alguém é convidado, e aprovado pelos demais irmãos em Loja, e iniciado, poderá se transformar num irmão problema, causador de controvérsias, desobediência, quebra de disciplina e contestador da hierarquia, da ordem, que é imprescindível ao bom andamento dos trabalhos de desbaste da Pedra Bruta.
Muitas vezes, na estruturação de uma nova Loja, da Oficina de Trabalho, na pressa de trazer novos irmãos para o seio da irmandade, existem ocasiões que, não bastam as boas intenções, quanto aos progressos desejados, porque se houveram más escolhas, é porque não foram bem observados e cumpridos todos os preceitos, tão claramente recomendados, na realização das Sindicâncias que, se bem feitas, evitam contratempos e desgostos, e ainda pior, provocam muitas vezes, o afastamento de irmãos que desejam viver e fazer Maçonaria para o encontro com a paz, a serenidade e o próprio aperfeiçoamento pessoal, onde é preciso que impere, se faça presente, entre todos os irmãos, - o amor fraterno, sincero, igualitário e solidário.
Sempre digo que, ninguém compreende bem, o que seja de verdade a Arte Real, sem que seja Iniciado em seus Augustos Mistérios.
Precisamos sempre considerar, lembrar que, - tanto na Maçonaria Operativa, como mais tarde na Maçonaria Especulativa, sempre houve muito rigor, nas Iniciações, nas quais se submetiam os candidatos.
Hoje as provas iniciáticas são simbólicas, não exigem tanto esforço físico, tanta tensão e perigos, porém, modestamente digo que, - é preciso criar um ambiente de grande expectativa para o candidato à Iniciação, desde o momento em que ele seja confirmado e a data esteja marcada para este momento tão especial e único na sua vida, inclusive, de todos nós que passamos por todas as provas desafiadoras à vontade do homem profano que desejava ser maçom, e que de livre espontânea vontade desejou vencer o medo e todas as dificuldades, que se apresentaram, - para que renascesse! 
Um novo homem!
Perante a Luz dos Sagrados Mistérios.

Ir.'. Orlei Figueiredo Caldas  M.'. I.'. 33 º 







Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário