Bode

Adormecido

Aos homens livres e de Bons Costumes

NOS SUBTERRÂNEOS DA MAÇONARIA



A Maçonaria é uma Ordem Milenar, e, desta forma, mantém seus segredos que vão sendo revelados gradualmente de acordo com os graus contidos em seus Rituais, Princípios e Leis, conquistados pelos Membros, que a Ela se dedicam à partir do momento que sejam Iniciados em seus Augustos Mistérios.
O Templo Maçônico em sua estrutura física arquitetônica contém um subterrâneo por onde passa o profano que deseja o seu ingresso.
Porém, infelizmente, existe um subterrâneo onde se escondem ali, os maus maçons, que, lá escondidos, disseminam calúnias, difamações contra aqueles irmãos que julgam lhes sejam nocivos, contrários aos seus intentos profanos.
Esse subterrâneo esconde também, maçons que reúnem para tramar contra maçons e profanos que os "prejudicam" pela concorrência, nos seus negócios em torno do mundo da materialidade.
Também, encontramos nesse submundo maçônico, aqueles maçons inconsequentes, que, desejam notoriedade para que possam obter os faustos aplausos que alimentam às suas vaidades em seus egos com ímpetos incontrolados de orgulho e ostentação.
Na verdade, o ser maçom, precisa interagir com o profundo significado maçônico, quanto aos aspectos: esotérico, humanista, filosófico, espiritual.
Aprecio sobremodo o autor maçônico Rizzardo Da Camino. 
Do livro de sua autoria: A CORRENTE DE FRATERNIDADE, transcrevo aqui: 

" O conhecimento maçônico não se restringe ao conhecimento das raízes da Instituição, dos feitos milenares e até do que poderíamos realizar no futuro. conhecer o Livro Sagrado, recitando-o de cor, não significa conhecer a religião que dele exsurge, da mesma forma que conhecer a Constituição Civil não traduz amor à Pátria. Conhecer os rituais, tê-los decorado, como recomenda o rito de York, nada significa, além de que o maçom tem boa memoria. O culto à Fraternidade implica no conhecimento filosófico, esotérico e humanista. Ser um irmão não significa provir do mesmo ventre e ter nas veias o mesmo sangue.
A Cadeia de União ou a Corrente de Fraternidade sentem a influência dos números. Devemos antes de mais nada distinguir Cadeia de União de Corrente de Fraternidade: Cadeia de União é o ato físico de união, parte de uma Liturgia dentro de Loja. Corrente de Fraternidade é a ampliação da Cadeia de União, pois abrange uma maior universalidade e implica atos esotéricos nas atitudes espirituais".

Somos átomos formadores das células e dos órgãos que compõem Corpo Maçônico Universal; tenho para mim que, ninguém ingressa na Maçonaria sem que tenha havido antecipadamente a Suprema Decisão do Grande Arquiteto do Universo.

Ir.'. Orlei Figueiredo Caldas M.'. I.'. 33 º



Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário