Bode

Adormecido

Aos homens livres e de Bons Costumes

QUEREIS SER MAÇOM?




Um grande número de pessoas, deseja ingressar na Maçonaria.
Porém, tem aqueles, que, por desinformação, sentem temor, receiam até falar sobre o assunto. 
Ocorrem fatos assim, - dos que receiam até em falar sobre o assunto, porque existem informações errôneas e até mal intencionadas que circulam pela internet, e até nas conversas informais, quando gratuitamente, grupos religiosos e outros, ateístas, a combatem, certamente, os primeiros com medo de perder seus fieis seguidores e os ateus porque confundem as religiões com o infinito amor que provém de Deus, o Grande Arquiteto do Universo, pois as religiões trazem concepções e conceitos puramente humanos a respeito de Deus, pois se assim não fora, deixariam de existir tantas religiões.
Deus é Deus, e subsiste por si mesmo!
A Maçonaria Universal tem como um dos seus postulados, - o livre pensar!
Cada maçom, particularmente, tem a liberdade de crer num ser superior, do modo que melhor entenda, compreenda, a Infinita Grandeza do Supremo Criador.
Durante toda a vida maçônica, os maçons são estimulados através da mais rica simbologia, à buscar a revelação esotérica do oculto, compreendendo, entendendo, aprendendo, que a verdade se revela a quem realmente a busca, sem preconceitos, sem idéias preconcebidas, sem o orgulho daqueles que pensam tudo saber, e sem as vaidades daqueles que não se desapegaram da ostentação, do exibicionismo dos belos e incoerentes discursos, tanto na oficina de trabalho, como em todas as ocasiões que possam externar “grandes conhecimentos”.
Todos nós maçons tivemos a curiosidade em ser iniciados na Maçonaria, porém, não nos ativemos em apenas conhecer os primeiros segredos que nos foram revelados, queríamos mais, o desbaste da pedra bruta, nos incentivou a progredir na senda do aperfeiçoamento pessoal com a melhora do nosso comportamento laboral, comportamental, espiritual.
Os desafios são permanentes, porque o mundo profano está convulso pela exacerbada competição pelo ter!
O maçom aprende, inclusive, a não temer a própria morte, porque ao ser iniciado nos Augustos Mistérios morreu para o mundo profano e renasceu para uma vida de virtudes e permanentes aprendizados.
Já ouvi alguns irmãos maçons dizendo que a Maçonaria hoje é discreta.
Na verdade, entendo, ela continua secreta, porque o interior do Templo continua fechado aos não maçons, com uma exceção: quando são realizadas as sessões magnas abertas, comemorativas a diversos eventos, porém, nestas sessões as palavras, toques e sinais não são feitos, realizados.
Acho oportuno, repetir a pergunta que dá o título ao presente texto:
Antes porém, saliento que, - além das sindicâncias e dos procedimentos que antecedem uma iniciação, tenho me reunido com aqueles que desejam fazer parte do quadro de obreiros de nossa Loja e faço-lhes estas perguntas:

QUEREIS SER MAÇOM?
Sabeis o que a Maçonaria pode te oferecer?
Tendes ideia do que a Maçonaria exigirá de ti?

Confesso que, temos constatado, junto com os nossos irmãos da A.'.R.'.L.'.S.'. União Ordem e Progresso, que, - alguns desistem do propósito de ser iniciados.
Por que isto acontece?
Porque a Maçonaria exige obediência à hierarquia, disciplina, sempre colocando em evidência, demonstrando que é preciso humildade e que a Arte Real é uma Obra Fantástica que nasceu nos primórdios da humanidade e que ao se tornar Especulativa em 1717, - desde esta data em diante se mantém inalterada em Suas Liturgias e Rituais, e, alguém que deseja ser maçom, terá que deixar lá fora no mundo profano, suas convicções de poder, seus sentimentos de superioridade aos demais, pois todos ingressam como aprendizes, e como tal terão que aprender um novo Jeito de Viver, sem vaidades, sem desculpas como: ah, - eu sempre agi do meu modo e sempre me dei bem na minha vida!
Faço estas considerações, porque é melhor deixar de iniciar alguém, do que ter mais tarde sérios aborrecimentos, como o que vivi, há um ano atrás, quando um motim abalou as Colunas de nossa Loja, sendo preciso, muito esforço, muito trabalho e até grandes sacrifícios, para que nossas Colunas não fossem abatidas de vez.
Entendo, estou aprendendo, que, - erro bastante tentando acertar, mas que posso me recolher no interior da minha Câmara de Reflexões, e dali ganhar um novo ânimo, um novo alento, perdoando aos ignorantes e prepotentes; amando meus irmãos, porque a Maçonaria faz parte do meu viver diário.
Inclusive, ofensas pessoais, calunias, difamações que já sofri, não são capazes de me fazer desistir, porque coloco minha vontade nas Mãos do Grande Arquiteto do Universo, para que dirija os meus passos e que eu tenha a humildade de me curvar ante a Sua Majestosa e Augusta Presença.
Ontem à noite, - após exatamente um ano do motim que nos fez sofrer, - hoje é que me dei conta disso! 
Comemoramos em nosso Templo, contentes e satisfeitos, porque: 
Tudo Está Justo e Perfeito!


Ir.'. Orlei Figueiredo Caldas M.'.I.'. 33º











Share this:

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários: