Bode

Adormecido

Aos homens livres e de Bons Costumes

SIMBOLICAMENTE PODEMOS COMPARAR O SER MAÇOM A MAOMÉ? E A MONTANHA COM A MAÇONARIA?



Se a montanha não vai a Maomé, Maomé vai à montanha.
Entendo ser preciso fazer algumas considerações e citar referências literárias, que justifiquem o título da presente postagem:
Segundo a religião Islâmica, Maomé é o mais recente e último profeta do Deus de Abraão. Inclusive, o Livro da Lei que consideram Sagrado é o Alcorão. 
Para os muçulmanos, Maomé foi precedido em seu papel de profeta por Moisés, Jacó, Isaac, Ismael, Davi, e, finalmente por Jesus Cristo, que, para os islâmicos é considerado um profeta, não tendo segundo entendem, diferentemente dos cristãos, os atributos de ser o Filho de Deus, que veio à Terra para com o sacrifício da Própria Vida, remir os pecados de todos os seres humanos, religando-os ao Supremo Criador, Deus.
Conta-se que, tendo os árabes pedido a Maomé a realização de um milagre como prova do que ensinava, o profeta ordenou que o monte Safa viesse até ele. Como este não se deslocou, Maomé elogiou a misericórdia de Deus, porque assim a montanha não os tinha esmagado a todos, acrescentando: «Irei à montanha para agradecer a Deus por ter poupado uma geração de obstinados.» 
(conforme: The Wordsworth Dictionary of Phrase and Fable, Londres, Wordsworth Editions, 1993).

Desta forma, podemos fazer uma analogia simbólica, comparando Maomé ao ser maçom, pois, todo o maçom é um ser idealista, buscador das verdades que provêm do Supremo Criador, Deus!
E, assim sendo, simbolicamente, a Maçonaria Brasileira, pode ser comparada com a montanha, que precisa ser buscada para que, nós maçons, agradeçamos ao Grande Arquiteto do Universo, que tem nos poupado por tantas obstinações e teimosias, tão contrárias às Leis, Princípios e Fundamentos Maçônicos, como por exemplo, as brigas intestinas entre as lideranças dirigentes das Potências que deveriam existir para dar sustentação e apoio às Lojas que as constituem, mas que, infelizmente, preocupam-se em exaltar as próprias personalidades, eivadas de vaidades, orgulho exacerbado que, busca condenar todos aqueles que não comungam com suas ideias profanas, sectaristas e separatistas.
Maomé clamou que o monte Safa viesse até ele, porém, como a montanha se manteve imóvel, teve a noção, a intuição e concluiu que, - se a montanha viesse até ele, teria esmagado a ele e os que duvidaram dele. 
Nós maçons temos tido bom senso? 
Entendendo que a Maçonaria é uma Obra Universal e que está secularmente pronta, bem firme de forma estável, sem que possamos movê-La de acordo com nossas vontades, ainda tão imperfeitas, tão carentes do fiel aprendizado; vivendo e praticando a Maior Virtude Maçônica, - O Amor Caritativo, Fraterno, de acordo com Ideal de Tornar Feliz a Humanidade. 
Atualmente, a internet nos proporciona informações quase que instantâneas. Nada do que acontece nos bastidores dos Comandos Maçônicos, inclusive nas Oficinas de Trabalho, fica oculto.
Irmãos Maçons adormecendo voluntariamente, desiludidos, porque vão até a montanha do conhecimento e da sabedoria Maçônica e não encontram a Paz que tanto necessitam!
Humildemente, convido!
Irmãos Maçons Adormecidos venham participar conosco, dos Augustos Trabalhos da A.'.R.'.L.'.S.'. União Ordem e Progresso, no Or.'. de Chapecó-SC.
No presente blog temos um espaço para todas as opiniões e manifestações de interesse.
Também estamos, de acordo com as Leis Maçônicas, prontos para examinar os pedidos de Ingresso em nossa Loja de todos os homens livres e de bons costumes e que acreditem em Deus, sempre observando a prática das Sindicâncias e análises pessoais, individuais, que, - determinarão ou não, o Ingresso através de Iniciações dos Candidatos.

Ir.'. Orlei Figueiredo Caldas.'. P.'.M.'. 33 º









Share this:

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. Olá, boa tarde, sou Glaucia fontenelle. Moro na cidade de ananindeua,Pará,Brasil,natural de Belém do mesmo estado e país que resido. Ja estive escrita e aprovada em uma loja maçonica de mulheres que funcionava no conjunto médice, no bairro da marambaia,em Belém. Fui indicada pelo Grão mestre smith de uma loja do bairro de são brás da mesma cidade. Mas na ocasião foi possivel pra mim ingressar, foi a forma que eu ví naquele momento. Mas hoje eu quero ingressar nao instituiçao maçonica e vim a somar com a nossa sociedade, neste momento pandêmico e fragil ao ser humano. Aguardo uma resposta e instruçoes se for o caso. Gratidão.🙏

    ResponderExcluir