Bode

Adormecido

Aos homens livres e de Bons Costumes

QUERES SER O VENERÁVEL MESTRE? PREPARE-SE.



Sem exceção, a vida profana antecede o viver maçônico, inclusive, mesmo depois de ser iniciado, o ser maçom continua vivendo a maior parte do seu tempo, absorvido pelas atividades no mundo natural, que lhe viu nascer.
É justamente aí, que acontecem inúmeras dificuldades de adaptação aos Princípios, Fundamentos e Leis que a Maçonaria busca lhe transmitir, através dos seus ensinos simbólicos, esotéricos, onde o aperfeiçoamento pessoal é a grande prioridade.
Desta forma, a humildade, a temperança, o saber medir as oportunidades surgidas, sempre avaliando todas as situações que se lhe apresentam; o ser maçom, examinando-se, desbastando a própria pedra bruta das suas imperfeiçoes, para que possa praticar e manter as melhores atitudes, que no dia a dia, lhe aproximem cada vez mais, daquilo que é justo e perfeito.
Porém, é fácil constatar que certos vícios comportamentais são difíceis de ser eliminados, pois, o mundo profano é competitivo, e, geralmente, voltado à conquista do poder à qualquer custo, sem respeito ao direito do outro, dos outros.
Portanto, existe um antagonismo, entre os interesses mundanos, profanos, e os objetivos milenares da Maçonaria e sua Universalidade.
Durante o meu viver maçônico, observei, infelizmente, irmãos que almejavam o veneralato sem a devida preparação.
Quem sabe, tais fatos acontecem, porque todo o maçom é um líder no âmbito do mundo profano, onde exerce suas atividades laborais, profissionais, e, assim, nos casos em que estiver mal-acostumado a mandar, a liderar do seu jeito, a impor suas vontades e opiniões, pensa que, - na Maçonaria poderá ter o mesmo comportamento interesseiro, egoísta, onde a vaidade e o orgulho, profanos, predominarão, desvirtuando inteiramente os Fundamentos, os Princípios e as Leis Maçônicas.
Sempre digo que a Maçonaria é sem igual!
O Olho Onividente do Grande Arquiteto do Universo, presente simbólica  e espiritualmente, no Interior do Templo Consagrado, tudo vê, tudo sabe, tudo pode, no contexto da amplitude imensurável, infinita, do tempo, e desta forma, escolhe quem tenha as qualidades e as virtudes necessárias, mesmo que sejam embrionárias, para comandar seus irmãos em Loja, a Oficina de Trabalho.
Na verdade, todo o maçom de um modo geral, tem o desejo de tomar assento no Trono de Salomão, porém, nem todos entendem que é preciso estudo, participação efetiva em sua Oficina de Trabalho, sempre buscando no farol da Humildade a Luz que os conduzam com Serenidade e Paz na prática da maior Virtude Maçônica, - o Amor Caritativo.
Roguemos a Deus, o Grande Arquiteto do Universo, que abençoe a todos os irmãos maçons, sabiamente distribuídos pela Sua Mão, em todos os continentes do plano terreno.

Ir.'. Orlei Figueiredo Caldas M.'.I.'. 33 º 
















Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário