Bode

Adormecido

Aos homens livres e de Bons Costumes

UM APRENDIZ MAÇOM E UMA PROPOSTA TENTADORA.



Após ter participado da sessão, um aprendiz que morava perto da sua Oficina de Trabalho, dirigia-se tranquilamente até a sua residencia, pensando, - será que a Maçonaria, esconde segredos fora da ritualística, dos ensinos que me foram ministrados, e que ainda não me foram revelados?
Pois, pensava ele, ouço pessoas dizendo que os maçons são abastados, ricos em bens materiais, porque, fazem um pacto com o diabo que lhes dá o que desejam em troca das suas almas.
De repente, em frente a um antigo casarão abandonado, ouviu alguns gemidos. Receoso, apurou o passo, porém, à sua frente, surgiu um ancião revestido com paramentos maçônicos, portando um bastão e um antigo livro, que lhe perguntou, - sois maçom?
O aprendiz um tanto surpreso e amedrontado, respondeu de forma correta a pergunta, e meio sem jeito, perguntou ao seu irmão antes desconhecido, - que desejais de mim?
O velho mestre maçom, de aparência fantasmagórica, vindo de um outro tempo, lhe respondeu:
Quero te dar uma grande fortuna!
Porém, na vida terrena tudo um preço!
E continuou, - sei que tens necessidades financeiras, e, o teu trabalho, ainda não te deu o devido retorno; então, caso aceites minha proposta, a qual, selarás, confirmarás, com uma gota do teu sangue, aqui numa página deste livro, imediatamente, tomarás posse da fortuna que desejo te entregar.
O aprendiz pensou em fugir, correr dali, porém, uma estranha força, lhe impediu os passos.
Então, pensou, - na verdade é uma proposta, não sou obrigado a aceitá-la.
Porque sou um homem livre e de bons costumes.
Postou-se à frente do mestre de aparência assustadora, e falou, - estou aqui em pé e à sua ordem, para ouvi-lo.
Foi quando ouviu a estranha voz gutural com a proposta, do velho maçom:
Quero que me entregues a alma de um amigo teu, ou de um familiar, ou alguém que assim desejares.
O aprendiz, respondeu, - eu jamais, por nada deste mundo faria isso!
O velho mestre, deixou transparecer uma certa ira, uma grande decepção, em seu rosto carcomido por rugas e sinais que, a velhice o havia marcado.
Daí, com a voz ainda mais feia, ameaçadora, falou, - eu não desisto fácil, e nunca me engano, desta forma, a proposta que te farei, esta, vais aceitar:
Quero que me entregues sete concorrentes dos teus negócios, entre eles podes incluir teus inimigos profanos e a fortuna que te darei te fará um homem muito rico e poderoso.
O aprendiz, respondeu sem pestanejar, - eu creio em Deus, o Grande Arquiteto do Universo, somente Ele pode dispor e até tirar a vida dos seres humanos, prefiro vencer minhas dificuldades, trabalhar minha pedra bruta e alcançar o sucesso que eu merecer!
E, virando-se abruptamente, resoluto, fortalecido, começou a se afastar dali, porém, ouviu uma voz suave, doce, do velhinho que agora resplandecia sob as luzes do supremo bem, - volta meu jovem irmão maçom!
Passastes por uma difícil prova!
Me acompanhe, vou te mostrar um antigo Templo, escondido no subsolo deste velho casarão abandonado; e te digo, - estou feliz, contente e satisfeito, porque eu esperava aqui a mais de cem anos, alguém que não caísse na tentação que a maldade sempre busca corromper aos que são escolhidos para uma grande missão, pois os que fizeram a opção pela ganância e pelo mal alheio, perderam-se, buscando algo que nunca encontrarão.
Lá no interior do Templo, havia de fato uma grande fortuna, representada, também, por uma antiga biblioteca e um precioso Livro da Lei, que estava aberto no livro de Eclesiastes, num trecho sublinhado, onde se lê: 

Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os dias difíceis e antes que se aproximem os anos em que você dirá: 
Não tenho neles contentamento.
E o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu.

O aprendiz maçom, de forma surpreendente, inusitada, foi ali consagrado, elevado e exaltado, mestre maçom.


Ir.'. Orlei Figueiredo Caldas M.'.I.'. 33°










Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário