Bode

Adormecido

Aos homens livres e de Bons Costumes

OS TRÊS PONTINHOS E AS IMPORTANTES SIGNIFICAÇÕES MAÇÔNICAS



HUMILDADE
OBEDIÊNCIA 
DISCIPLINA

A Maçonaria é uma Instituição que possui, normas, leis e particularidades, que lhes são próprias, exclusivas, e, assim, a diferencia de outras organizações, sejam elas: empresariais, sociais, fraternas, filosóficas ou religiosas.
Para ilustrar o presente texto, coloquei uma imagem onde constam os três pontinhos usados nas abreviaturas das palavras nos textos maçônicos e após a assinatura dos irmãos maçons, que são livres para usa-los ou não.
Convém salientar que, as abreviaturas foram muito usadas na antiguidade, inclusive, quando os discípulos de Sócrates, ao escrever registrando os conhecimentos transmitidos por seu mestre, abreviavam a maioria das palavras.
Maçonicamente, os três pontinhos são traçados, simbolizando, um triângulo equilátero, que possui muitas significações, quando nesta oportunidade pretendo fazer algumas considerações a respeito do trinômio que me permito estabelecer aqui: 
HUMILDADE
Respeito a opinião de todos os irmãos maçons, porém, nos dias atuais, quando o mundo terreno está eivado por tantos interesses escusos, por tanta ganância e sede de poder, pelo orgulho desmedido e egoísta, que marca negativamente, a ostentação pessoal, o eu primeiro; é deveras difícil, que alguém, algum profano que ingresse através de iniciação nos Augustos Mistérios, possa se adaptar, aceitar de bom grado as lições, os ensinos contidos nos princípios e leis maçônicos, quando, não seja possuidor desta importante virtude.
É preciso humildade!
Humildade perante Deus, o Grande Arquiteto do Universo!
A humildade, irmã gêmea da sinceridade, filha do desejo do aprendizado maçônico, é verdadeiramente, - uma qualidade que precisa ser bem observada, por quem convida um amigo para o seu ingresso na Arte Real.
Porque, um ser humano pode ser bem sucedido na sua vida profana, fato que é muito importante, para que possa arcar com as eventuais despesas que terá depois, porém, caso não saiba ouvir em silencio, caso não se dê conta das suas próprias imperfeições, caso não seja bem esclarecido, ingressará, será iniciado e logo, logo, trará problemas ao harmônico conjunto que deve imperar e compor uma Oficina de Trabalho. 
OBEDIÊNCIA
Quem está acostumado a sempre mandar em suas atividades profissionais, terá que entender que a Maçonaria Universal é hierárquica, pois, todos que nela ingressam, iniciam os seus primeiros passos, - como aprendizes, e deste modo, precisam aprender a praticar maçonaria, onde o venerável mestre e os vigilantes governam a Loja a qual agora pertence, junto com os demais mestres, que, lhe dirigirão rumo ao conhecimento, único caminho capaz de lhe desenvolver em seu intelecto, em seu espírito, a capacidade para aprender a trilhar, rumo à sabedoria, esquadriando sua mente, seus gestos, suas palavras e sinais, que sempre possuem amplos significados!
Para despido do mando ao qual está acostumado a manter lá fora, agora terá que ser aprimorado pelo respeito e pelo amor a todos os seres humanos, independentemente, de cor, raça, religião, ou condição social.
E que, jamais, poderá se justificar dizendo: sempre agi assim, do meu jeito pessoal e sempre me dei muto bem em minha vida!
DISCIPLINA
A Maçonaria Universal  tem suas origens nas ordens dos construtores dos grandes monumentos, templos e catedrais, quando ainda era Operativa e sempre exigiu dos seus iniciados, seus aprendizes, o absoluto respeito à hierarquia; mais tarde, em 1717 ao se tornar Especulativa, abrindo-se à participação de notáveis pensadores, filósofos, místicos, homens de ciências e religiosos, reforçou ainda mais a questão da disciplina, principalmente, porque em seu seio, agregou, também os Templários, que, se sabe foram excelentes guerreiros que souberam manter o grande segredo e estavam sempre dispostos a lutar e a morrer para defender seus princípios, leis e ideais, sempre cumprindo e mantendo a mais rigorosa disciplina.
Inclusive, a Maçonaria é democrática, pois ninguém a governa por tempo indeterminado.
Porém, desde os seus governantes, Grãos Mestres, Veneráveis Mestres, demais Dignidades, e seus Mestres, - não podem esquecer jamais que, se exigem disciplina, precisam ser disciplinados!
O poder que podem e devem demonstrar é o poder do Amor à Ordem Maçônica que lhes confiou o destino temporário da irmandade, e que não são permitidas invenções, modificações, movidos, geralmente, por vaidades e ostentações.
Um maçom disciplinado organiza seus horários, usa da régua de vinte e quadro polegadas para medir e distribuir, ordenar, as horas do dia, da melhor maneira possível, evitando atropelos, esquecimentos, inclusive, o descumprimento injustificável de obrigações as quais assumiu de livre e espontânea vontade.
Enfim, ser maçom é uma grande responsabilidade!
Porque os maçons trabalham no próprio aperfeiçoamento pessoal, capaz de lhes tornar obreiros úteis e dedicados no difícil trabalho de Tornar Feliz a Humanidade para a Glória do Grande Arquiteto do Universo!

Ir.'. Orlei Figueiredo Caldas M.'.I.'. 33º































Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário