Bode

Adormecido

Aos homens livres e de Bons Costumes

QUAL O MOTIVO DE CONTENDAS ENTRE MAÇONS?



Faço os comentários a seguir, visando concluir o presente texto, de acordo com o título acima inserido.
A tendência beligerante desde o início da presente civilização, em todos os aspectos da convivência humana, sempre foi marcada por lutas raciais, por disputas por melhores terras para o plantio, para a descoberta de metais preciosos, e, para a própria sobrevivência dos grupos étnicos mais fortes e melhores armados, onde a conquista alcançada nunca levou em conta a solidariedade e a ajuda fraterna aos mais fracos, pois matar e despojar o inimigo dos seus bens, sempre foi o alvo e a intenção primeira.
Evoluímos , porém, ainda vivemos a predominância do mais forte; pois nos dias de hoje as diferenças sociais, culturais, econômicas, científicas e tecnológicas, continuam a prevalecer e a matar e a destruir os mais fracos.
Vivemos no século passado o infeliz advento do comunismo que destruiu metade da Alemanha Oriental e quebrou literalmente a União Soviética, cujas consequências vemos evidenciadas nos dias de hoje através dos noticiosos, na maioria dos Países que fizeram parte daquele domínio perverso e totalitário.
O radicalismo islâmico mata inocentes através de atentados, mortes extremamente violentas como atos de decapitação em massa e crucificação de cristãos.
Em todo este contexto, a ignorância religiosa, intelectual, cultural, cria fanatismos tanto a favor, como contra as próprias religiões e a crença em Deus, onde o marxismo cultural exerce um papel funesto na destruição de valores pátrios, familiares, e da valoração das conquistas positivas que os nossos antepassados nos legaram, com fé em Deus e amor ao trabalho!
A Maçonaria Universal existe desde os tempos imemoriais, quando era operativa, isto é, apenas se dedicava a construção de monumentos, edifícios e catedrais.
Após 1717  transformou-se em Maçonaria Especulativa, e vem exaltando à busca pelo conhecimento, pelo aperfeiçoamento pessoal, pelo trabalho bem feito, pelo fraterno e solidário amor, capaz de tornar feliz a humanidade.
Porém, a Maçonaria Universal se subdividiu em Potências, dirigidas, comandadas, por um Grão Mestre, conforme cita o Landmark IV, quando o mesmo nos recorda que, - ainda antes da formação das Grandes Lojas, sempre houve Grãos Mestres, e se todos os Regulamentos e Constituições fossem abolidos, seria mister a existência de um Grão Mestre, dirigindo o povo maçônico.
Desta forma, pela diversidade de raças e países, além dos fatores aqui, anteriormente comentados, é natural que tenhamos inúmeras Potencias Maçônicas espalhadas por todos os recantos da terra, sempre tendo cada uma delas, o comando de um Grão Mestre.
Porém, como o presente blog tem sido lido nos mais diversos países do mundo, quero me reportar ao meu País, o Brasil, entendendo que um verdadeiro aparato foi com o tempo se formando num sentido de separação, de segregação, entre irmãos maçons.
Criaram-se termos como maçonaria irregular, maçonaria não reconhecida, maçonaria espúria.
E, o pior, críticas, acusações, exposições de assuntos depreciativos, condenatórios que, deveriam ser resolvidos apenas no âmbito maçônico, são trazidas ao conhecimento público através da internet, para manchar todo o glorioso passado que a Maçonaria Universal de forma tão especial e única nos legou.
No ano que vem a Maçonaria Especulativa completa trezentos anos!
Está na hora das potências maiores, através daqueles homens que as comandam,
descerem do pedestal que, - construíram para alimentar suas vaidades e ambições pessoais.
Está na hora também das pequenas potencias, todas, - colocarem através dos seus comandantes, em primeiro lugar os Princípios Maçônicos, trazendo para o seu seio, homens livres e de bons costumes, que acreditem em Deus, tenham um trabalho digno e honrado, e ainda que, a Maçonaria Universal seja sempre vista como um ideal sublime, puro, através do estudo e do respeito às Leis Maçônicas e também pelo fraterno amor dedicado ao irmão recém iniciado, aos irmãos mais antigos e a todos os irmãos maçons, independentemente, da Potência a que pertençam.

Ir.'. Orlei Figueiredo Caldas.'.

















Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário