Bode

Adormecido

Aos homens livres e de Bons Costumes

A MAÇONARIA E A TAÇA SAGRADA



A Taça Sagrada quando colocada na mão do profano, candidato pretendente ao seu ingresso na Arte Real, representa um momento sem igual quanto aos Sagrados Mistérios que a Maçonaria Universal tem a oferecer aos que Nela ingressam, - sem medos, temores, vacilações, intenções alheias, interesseiras, - ou meramente alimentadas pela curiosidade.
Cada irmão maçom, tem de acordo com o aprendizado que fez, com as experiências vividas, a sua própria interpretação de todos os conhecimentos que lhes são transmitidos.
Um fato deveras interessante é que vivemos em nossas vidas momentos bem diferentes!
Assim sendo, dependendo do momento em que se vive, tiramos novas e surpreendentes conclusões, a respeito de um determinado assunto que, ainda, não tínhamos pensado, olhado, sob um novo ângulo, uma nova interpretação, capaz de nos revelar grandes verdades.
Ainda há pouco, me veio à mente, as lembranças dos momentos que vivi, na Sexta-Feira Santa (para nós maçons cristãos), quando fui acometido por um mal súbito provocado por um pneumotórax.
Acordei as 6 horas daquela manhã, quando anteriormente havia pensado que dormiria um pouquinho mais, que os demais dias da semana, porém, uma dor no pulmão esquerdo e a imensa dificuldade de respirar, o coração batendo muito, tentando compensar a falta de oxigênio, me mostrou que, - eu precisava urgentemente de um socorro médico.
Conduzido até o hospital por meu filho e meu irmão maçom, fui rapidamente atendido, pelo pneumologista e pelos demais médicos de plantão.
Ah! A morte ali bem pertinho de mim!
Lembrei da Taça Sagrada!
Eu estava ali, sorvendo os excessos amargosos dos deleites, dos prazeres desenfreados que absorvi, vivi, sem controle e preocupação com a minha saúde, e com o meu viver no futuro, principalmente, nos meus tempos de vida profana, porque no tempo que a Maçonaria me permitiu viver em seu seio, comecei diariamente o aprendizado da lapidação da minha Pedra Bruta, tão imperfeita!
As ideias, os pensamentos, as lembranças passam na mente da gente numa situação assim, como um filme, rapidamente se sucedem.
Foi quando ouvi do médico, - meu caro, vamos te conduzir até a sala cirúrgica, quando serás anestesiado, para que possamos introduzir um cano, para drenar o ar que impede a função dos alvéolos pulmonares. 
Naquele momento, vi mentalmente o Piso Mosaico!
O branco e o preto alternando-se, nele não há o cinza, o azul, o verde, o vermelho, nenhuma outra cor simbólica, apenas, - o branco e o preto.
Falei ao médico, - doutor por favor, faça aqui, agora mesmo, o procedimento, pois, se eu for conduzido até a sala cirúrgica com as devidas providências, vai demorar mais uns 15 a 20 minutos, e eu, vou morrer antes disso!
O coração valentemente batendo a mais de duzentas batidas por minuto.
O médico me olhou bem no fundo dos meus olhos!
Fez a incisão ali mesmo, na sala de emergências, e colocou dentro do meu pulmão, - o canudo salvador!
Faço este depoimento, porque pretendo exaltar humildemente, o valor imensurável que a Maçonaria Universal tem em meu viver!
A Taça Sagrada é a Vida que cada um de nós, maçons e não maçons, recebemos das Mãos do Grande Arquiteto do Universo!
Temos a liberdade de experimentar todos os sabores contidos neste Símbolo da Vida, prodigalizado pela Sabedoria Infinita do Supremo Criador!
Temos um Infinito aprendizado a fazer!
Pessoalmente, saio renascido, desta experiência dolorosa e extrema.
Parto agora, para a conclusão do novo Templo que pretendo refazer dentro do meu coração, do meu entendimento, do meu viver!

Ir.'. Orlei Figueiredo Caldas 33 °


















Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário