Bode

Adormecido

Aos homens livres e de Bons Costumes

A LENDA DA MINHOCA E A MAÇONARIA BRASILEIRA.



Existe uma lenda, uma crença popular, afirmando que uma minhoca quando partida ao meio, se regenera e se transforma em duas.
Na verdade, pesquisando sobre este fato, apenas a parte onde tem a cabeça é que sobrevive; quando, constatei ainda, que existe um outro tipo deste anelídeo, a planária, esta sim, se dividida ao meio, as duas partes se regeram.
A minhoca é um bichinho invertebrado, muito útil aos pescadores e também para fertilizar o solo, decompondo materiais orgânicos, tornando-o fértil para o plantio de hortaliças e vegetais diversos.
Pode parecer estranho, que eu aborde um assunto assim, e que eu ainda, tente fazer uma analogia entre a minhoca e o que vem acontecendo com a Maçonaria em nosso País.
Na verdade, a Maçonaria Brasileira, através das Potencias que a compõe, tem sido partida ao meio, segmentada, formando-se dali novas Potências.
Assisti dias atrás, um vídeo do Grão Mestre do Gob - Grande Oriente do Brasil, condenando veementemente o Gosp - Grande Oriente de São Paulo, quando, me chamou à atenção foi a acusação de que o Gosp estava admitindo em seu seio maçons irregulares, não reconhecidos, oriundos de Potências não reconhecidas pelo Gob, que se sabe, cumpre os ditames impostos pela Glui - Grande Loja da Inglaterra.
Pelo que foi noticiado na web,o Gosp - Grande Oriente de São Paulo desfiliou-se do Gob a Potencia que possui o maior número de Lojas filiadas, inclusive, através dos Grandes Orientes e Grandes Lojas Estaduais, fato que, acima de qualquer sentimento, crítica ou eventual análise, nos faz lamentar, pensar e refletir!
As minhocas são seres invertebrados, impensantes, mesmo assim, são úteis, trabalham transformando o solo em húmus capaz de promover o nascimento e o desenvolvimento de plantas saudáveis que alimentam os seres humanos.
Os maçons são homens livres e de bons costumes!
A Maçonaria Especulativa é Única, em razão da Universalidade dos seus Ensinos, Princípios, Postulados, Normas e Leis, portanto, não pode ser confundida e descaracterizada pelos que colocam suas vaidades profanas, seus interesses pessoais, acima de tudo que a Arte Real representa.
Quando uma Potencia é partida ao meio, qual a parte que sobreviverá?
O certo é que de início, o surgimento de uma nova Potencia, trará o entusiasmo dos maçons que anseiam praticar Maçonaria sem vícios e interesses ocultos, disfarçados em virtudes. 
O húmus do terreno fértil do conhecimento Maçônico está sempre disponível para o plantio e o nascimento de novos irmãos, porém, uma Potencia sem a cabeça pensante de quem a comanda, voltada para transmitir o objetivo primordial do aperfeiçoamento pessoal, para a valoração e a prática do fraterno amor caritativo, infelizmente, logo ali adiante, sofrerá uma fratura, partindo-se ao meio, fragmentando novamente as Lojas e seus irmãos maçons, muitos deles ainda a pouco iniciados, quando muitos, desiludidos, acabam adormecendo, não participando mais, presencialmente, dos Augustos Mistérios.
Quantas Potencias Maçônicas que, infelizmente, mal comandadas, misturam outros ensinos, graus conquistados, outros rituais, outros princípios diferentes da Ritualística e da Liturgia Maçônica?
Me parecem a parte da minhoca sem cabeça!
Não podem, ou não conseguem, sobreviver!
Cada um de nós maçons, temos nossas crenças e convicções pessoais, especulamos e buscamos a verdade, porém precisamos crer na ciência provinda da Essência Espiritual Justa e Perfeita do Grande Arquiteto do Universo!
Ser maçom é uma grande responsabilidade.
Porque, do nosso comportamento, dos nossos exemplos, desta forma, é que a Maçonaria praticada no Brasil poderá sobreviver, tornando-se o sublime ideal do trabalho permanente e constante de tornar Feliz a Humanidade.
A foto que ilustra o presente texto, tem um profundo significado, a Maçonaria e a sua Universalidade tem sempre sobrevivido aos profundos e dolorosos cortes em seu Tronco Histórico, através dos Legados dos Irmãos Maçons que vieram antes de nós, quando, com o sacrifício em muitos momentos de suas preciosas vidas, resistiram com coragem e lealdade! 
Agora! Cabe a cada maçom, mesmo envolvido por profundas perdas, cortes irreparáveis, mesmo assim, é preciso ter a consciência que jamais estaremos sós, pois o Olho Onividente, nos acompanhará, para que oportunizemos às futuras gerações tudo que aprendemos e praticamos, para que nasça o Fruto do Ideal, em cujo interior, está contida a Sagrada Semente para a germinação e o crescimento da Maçonaria Universal! 


Ir.'. Orlei Figueiredo Caldas M.'. I.'. 33 º














Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário