Bode

Adormecido

Aos homens livres e de Bons Costumes

OS FALSOS MAÇONS, A QUEM PODEM ENGANAR?



É de todo peculiar, intrínseco, particular, o fato de que a Maçonaria Universal tem a segurança de se resguardar das pessoas que, não sendo Iniciadas nos Augustos Mistérios, tentam se passar por maçons.
Como maçom aprendi a respeitar as manifestações alheias, mesmo que contrariem alguma opinião que eu tenha sobre determinado assunto.
Desta forma, entendo que é preciso observar bem, qual a intenção de pessoas que promovem cursos divulgando a Maçonaria.
Porque a Maçonaria Universal não adota procedimentos assim!
Assim, sendo, preocupa.
Porque existem os mal intencionados, que procuram pessoas incautas, interessadas em conhecer melhor a Maçonaria, oferecendo cursos e até reuniões com palestras, quando, quem é maçom identifica rapidamente, aquilo que realmente acontece, geralmente, pela ganância daqueles que pensam em tirar vantagens em tudo, de todas as coisas, enganando, quem é movido apenas pela curiosidade, ou, até mesmo, - os que pensam também, em tirar vantagens pessoais, apregoando, dizendo ser maçons para usufruir algum benefício, e ainda, pior, para amedrontar alguém, com a ameaça, - cuidado comigo, eu sou maçom e posso te entregar ao diabo.
Tenho procurado aqui no blog esclarecer aos não maçons, sobre os verdadeiros propósitos da Maçonaria.
Inclusive, sempre digo, que, a Maçonaria se resguarda pelo cuidado que cada irmão maçom deve ter ao convidar alguém, para ingressar no quadro de obreiros de sua oficina de trabalhos. 
Neste sentido, o exemplo dos irmãos com mais idade maçônica, são os mais importantes, porque, dizer, ler e demonstrar conhecimentos ritualísticos e litúrgicos, é até fácil; viver e praticar sinceramente o aprendizado maçônico, requer humildade, boa vontade, boa fé, e o desejo de desbastar a própria pedra bruta, diariamente. 
Buscando evitar à admissão de pessoas mal informadas e iludidas pelo ganho fácil de bens materiais, resolvemos inicialmente, num primeiro contato esclarecer dois quesitos, deveras importantes aos que pretendem ingressar na Maçonaria de forma justa e perfeita:
O que o candidato à Iniciação, pode esperar da Maçonaria.
E, o que a Maçonaria espera dele.
Procedendo assim, ainda antes das sindicâncias, que é um dos trâmites fundamentais para admissão de um novo irmão, reunidos com o candidato, e o irmão mestre maçom que o convidou, buscamos desmistificar lendas, estórias fantasiosas e irreais, como o fato de que todo maçom é um homem rico, abastado, e que em muitos casos é privilegiado por vantagens secretas, ocultas, que recebe e sempre receberá.
Ainda que, - terá de estudar e frequentar todas as Sessões, com humildade, disciplina, obediência à hierarquia da Loja.
Explicamos também, que existem várias Potências Maçônicas, e, que, acontece por aqui, uma forma excludente da Potência Maior que determina qual a Potencia lhe é reconhecida, confundindo o Reconhecimento que se julga poder estabelecer, com a Regularidade de uma Potência Menor, e por extensão de uma Loja Maçônica que a Ela esteja filiada.
Potencias não reconhecem maçons!
Quem reconhece um maçom é somente outro irmão maçom.
Inclusive, depois que adotamos esta forma de procedimento, entre vários candidatos, permaneceram firmes no propósito inicial, em torno da metade dos que se mostraram tão interessados inicialmente.
Quem for admitido, iniciado, conservando no seio da irmandade, o orgulho dos doutos conhecimentos que trouxe do mundo profano, não demora, estará entrando em contendas com outros que, como ele, também, fazem qualquer coisa, para tomar o poder do comando da Oficina de Trabalho a que pertencem.
A foto que ilustra este texto, bem demonstra, o quanto tais irmãos são perigosos, pois são na verdade, os falsos maçons que estão sempre prontos para provocar destruições com suas atitudes fingidas, dissimuladas, ocultas, pela máscara da falsidade.  


Ir.'. Orlei Figueiredo Caldas M.'.I.'. 33 º









Share this:

    Blogger Comment
    Facebook Comment

6 comentários:

  1. Meu caro Ir.’. Sou M.’. M.’., de uma Potência não reconhecida pela GLUI ou potências conhecidas. Isso me torna um falso M.’. ?

    ResponderExcluir
  2. não sou da ordem maçonaria.mas sou apaixonado pelo sua filosofia e procuro aplicar no meu dia.não um maçonaria iniciado não tive a sorte ser convidado mas sonho um dia.Mas um Moçon de coração e alma.um T.'.A.'.F todos irá.. .

    ResponderExcluir
  3. Existem muitos maçons, mas poucos Maçons.

    ResponderExcluir
  4. A maçonaria em si é perfeita...muitos de seus membros não seguem isso.

    ResponderExcluir
  5. Nunca meu irmão nos reconhecemos por S.:T.:P.: até porque se um irmão do gob goe glmt gloria do ocidente gomb de qual for a potência pedir socorro vou ajudá-lo não vou perguntar potência e sim reconhecer meu irmão é ajuda ele no que precisar.S.:S.:S.:

    ResponderExcluir