Bode

Adormecido

Aos homens livres e de Bons Costumes

O SEGREDO REVELADO NA INICIAÇÃO MAÇÔNICA



A Iniciação Maçônica marca indelevelmente o viver de todos os maçons.
O convite quase sempre surpreende, ao profano* que é chamado a fazer parte da Irmandade que, - se faz presentes em todos os Continentes do Planeta Terra!
Vem os trâmites que a Maçonaria exige, de acordo com seus Princípios e Leis.
Na verdade, é preciso de parte de quem convida e dos irmãos que participam dos atos de preparação à Iniciação, o cuidado em demonstrar com clareza ao candidato, o quê ele pode esperar da Arte Real.
Assim, como também, o quê, a Maçonaria exigirá dele.
Na minha vida maçônica aprendi e estou aprendendo que não podemos e não devemos alimentar no candidato à iniciação, falsas expectativas, com promessas de ganhos pessoais, ou, elogios que possam estimular vaidades ou o sentimento de superioridade aos demais futuros irmãos.
Pois, se tal acontecer, num futuro geralmente bem próximo a Oficina de Trabalhos, enfrentará sérios problemas.
Sempre afirmo que, um profano pode ter tido a curiosidade em conhecer e saber como se desenvolvem os ensinos maçônicos, e assim, pode ter pesquisado na internet ou através de livros, ou colhendo as mais diversas informações, a respeito dos conhecimentos maçônicos transmitidos em Loja, porém, não tem ideia de como acontecem, como se desenvolvem, realmente, os Trabalhos no interior do Templo.
Inclusive, quero reiterar aqui, por experiência pessoal que a iniciação maçônica é um ato de seriedade, de respeito e acolhimento fraterno, daqueles que, - de livre e espontânea vontade, desejam sinceramente, ingressar, fazer parte da Maçonaria que é Universal em seus postulados e leis.
Pois, a iniciação maçônica visa conscientizar ao futuro maçom, que ele tem o desafio de começar o aprendizado da confiança irrestrita naqueles que, o estão recebendo e lhe conduzindo, lhe auxiliando à superação de todos os obstáculos e dificuldades e que este ato, não é apenas um ato ritualístico, é sim, uma demonstração inequívoca de que o profano terá novos irmãos que estarão junto com ele, para protege-lo, fraternalmente.  
Também que, ele o candidato, terá sérios encargos, terá que abandonar o corpo mental do homem profano, para renascer purificado, consciente espiritualmente, que, doravante colocará sua vida e sua vontade, sob o manto da egregora maçônica, sempre alimentada e energizada pelo Olho Onividente do Grande Arquiteto do Universo.
Após a última iniciação que dirigi aqui na A.'.R.'.L.'.S.'. União Ordem e Progresso, filiada a Unilojas - União Mineira de Lojas Independentes, quando da primeira participação no interior do Templo, de um novo irmão maçom, ouvimos, juntos com os demais irmãos presentes a seguinte manifestação, transcrita em uma bonita e significativa descrição, as seguintes palavras:
Me dirigi até o local da minha iniciação, quando fui recebido pelo meu padrinho que me disse, quando adentrei de costas no local: feche os olhos!
Assim, depois de muitos passos, fui conduzido até um irmão maçom, de aparência terrível, que me disse: para confiar e nada recear.
Parecia um lugar enorme onde fui recebido, quando após, me convidaram a tomar assento numa cadeira, porém, o silencio e o escuro que me encontrava, me conduziu à sérias reflexões, me fazendo sentir um certo temor, pois eu não sabia o que ia me acontecer daí em diante.
O fato é que eu desejava me tornar um maçom, e isso, essa vontade me incentivou à continuar.
Depois, nem nu nem vestido, fui conduzido até o interior de uma espécie de caverna, onde figuras alegóricas, algumas surpreendentes e outras embora conhecidas, me fizeram pensar e refletir, por quê estariam ali?
Escrevi, ali, um documento que acreditei, selaria, meu ingresso na Maçonaria.
Sempre conduzido e guiado por mãos amigas, fraternas, e por palavras de incentivo, fiz surpreso e inquieto, mental e espiritualmente, as viagens ritualísticas que, espero de agora em diante, entende-las bem.
Mas, o fato para mim, mais importante!
Foi, e, é de verdade, o ganho de novos irmãos!
Eu que andei sozinho, porque havia perdido meus pais, e junto com meus irmãos consanguíneos, me senti em muitos momentos desamparado.
De agora em diante nunca mais estarei só!
Encontrei uma nova família!
Novos irmãos, os irmãos maçons, que, com experiência, com fidelidade e fraterno amor, me orientarão, não só nos trabalhos maçônicos, mas em toda a minha vida, inclusive, lá fora mundo profano.
Ainda sou jovem, nos meus quase trinta anos, e afirmo que estou muito feliz, por ter aceito o convite que me foi feito.
Tudo deu certo, porque me empenhei, me esforcei, dei o melhor de mim e recebi dos meus novos irmãos tudo que esperava receber.
Estes momentos marcarão definitivamente a minha vida, pois foi tudo muito decisivo, para o meu futuro!
Eis aí, o segredo revelado!
Porque tudo que é maçonicamente bem elaborado, planejado e posto em execução é justo e perfeito!
Quem ingressa na Maçonaria, precisa ser preparado.
Porque um irmão maçom, pode até se afastar voluntariamente, do convívio maçônico, depois de pouco ou muito tempo, porém, jamais deixará de ser um irmão maçom, mesmo que adormecido!


* Profano: aquele que está fora do Templo.


Ir.'. Orlei Figueiredo Caldas M.'.I.'. 33º














Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário